Último dia para tirar segunda via do título fora do domicílio

quarta-feira, 8 agosto, 2018 | 08:59

Compartilhe

O prazo para quem estiver fora do domícilio eleitoral solicitar segunda via do título de eleitor termina nesta quarta-feira (8) em todo o país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O documento é requerido apenas nos casos de perda, furto ou roubo e más condições da primeira via.

É pode ser feito em qualquer cartório eleitoral. É necessário informar se o documento será recebido na zona eleitoral original ou na cidade em que o pedido está sendo feito.

Já no caso de inutilização, é necessário apresentar a primeira via do título.

Nas situações de perda ou roubo e furto, o requerimento é encaminhado ao juiz, que tem um prazo de cinco dias para deferir o pedido.

É necessário, para o procedimento, apresentar um documento de identificação original com foto, como RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc) ou Carteira Nacional de Habilitação.

Para eleitores que estão em seu domicílio eleitoral e querem tirar a segunda via, o prazo se estende até 10 dias antes da eleição, ou seja, até 27 de setembro.

O eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não poderá ter débitos por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais. A situação pode ser conferida no site do TSE.

Além disso, o solicitante não pode possuir condenação criminal com a pena não cumprida ou ter condenação por improbidade administrativa cuja pena de suspensão de direitos políticos não tenha sido cumprida.

Também é proibido fazer o pedido se estiver cumprindo ou não tiver prestado o serviço militar obrigatório.


Deixe seu comentário