A mulher que faz

quinta-feira, 9 agosto, 2018 | 09:14

Compartilhe
  • 17
    Shares

Por Josiel Ferreira

 

Em quatro meses à frente da Administração Regional o Plano Piloto, Riane Vasconcelos pauta o seu trabalho pelo zelo, principalmente. A rotina é cansativa, no entanto, cada vez mais é estimulada em cima de ações executadas de forma homogênea com resultados. Isso, na maior Administração Regional de Brasília.
Confira, na entrevista, abaixo, o ritmo de trabalho da administradora, na rotina prazerosa, segundo ela mesma classifica na cidade que “tanto amo”.

Tudo Ok Notícias – Quais as principais metas alcançadas pela Administração, desde a posse da senhora, há quatro meses? Como encarou o desafio?

Riane Vasconcelos – Ter a oportunidade de administrar a cidade onde nasci foi um presente. Fico muito feliz e honrada de estar à frente deste trabalho, que vinha sendo tão bem desenvolvido pelos administradores que me antecederam. Nestes quase quatro meses desde minha posse, mapeamos as demandas no âmbito de toda a RA1, por meio de visitas que eu pessoalmente realizo todas as manhãs pela cidade, assim como nas reuniões dos conselhos comunitários e das associações de moradores das quais participamos. Algumas ações já realizadas neste período merecem destaque, como parcerias com a comunidade para reforma de parques infantis (a exemplo da 316 sul e Granja do Torto, com troca de areia, pintura dos brinquedos etc.); parcerias para revitalização de calçadas (a exemplo da 210 Norte e 312 Sul); iluminação em LED (a exemplo do Eixo Rodoviário Norte – Sul e da 307 Norte). Também foram instaladas estações de ginástica na Vila Planalto, Asa Sul (402,405/406,411/412, 415/416) e Asa Norte (405/406, 409/410); estação de bicicletas compartilhadas e banheiros públicos no Deck Sul, inauguração de 4 praças no Noroeste, dentre outras benfeitorias realizadas, em articulação com os demais órgãos do Governo.

Tudo Ok Notícias – A senhora pode destacar quais os trabalhos realizados no âmbito desta Administração Regional que estão em projetos e andamento?

Riane Vasconcelos – Revitalização de calçadas, construção de ciclovia da Vila Telebrasília ao Deck Sul, instalação de novas estações de ginástica na Asa Norte, instalação de pontos de encontro comunitários na Vila Telebrasília, revitalização de praça  na Vila Planalto, operação Tapa Buracos, podas de árvores (Novacap), limpeza de bueiros, coleta de inservíveis e lixo verde, revitalização de paradas de ônibus, regularização de puxadinhos, colocação de meios fios e placas de identificação na Granja do Torto e Vila Telebrasília, reforma de parques infantis, iluminação de novas quadras com LED, dentre outras. No próximo dia 10, estaremos inaugurando, na Administração, a Sala do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE, com a oferta de vários serviços desburocratizados para fomento ao empreendedorismo em nossa cidade. Importante destacar que as ações são realizadas de forma integrada com as Secretarias e demais órgãos do Governo, assim como por meio de parcerias com Conselhos, prefeituras e lideranças comunitárias.

Tudo Ok Notícias – Como é o trabalho de integração da Administração com as prefeituras? Como está a interface com a sociedade do Distrito Federal?

Riane Vasconcelos – As prefeituras são elos fundamentais entre a comunidade e a administração. Atuam na detecção das demandas, desejos e anseios da comunidade que representam. São muito bem-vindas em nossa gestão e indispensáveis no controle social.

Tudo Ok Notícias –  Como é administrar em meio à crise financeira que enfrenta o GDF?

Riane Vasconcelos – O Governo passou por um período muito difícil em relação às questões financeiras. As dívidas encontradas no início da gestão impediram alguns investimentos importantes para a cidade. É simples entender quando pensamos na administração de nossa própria casa: se nosso salário não é suficiente para pagarmos as contas, não temos como fazer uma reforma, por exemplo. Agora estamos em uma nova fase: com as contas em dia, as melhorias estão sendo realizadas.

Tudo Ok Notícias – Quais as ações da Administração para resolver a questão dos camelôs posicionados no Setor Comercial Sul e próximos ao Conjunto Nacional?

Riane Vasconcelos – Existe um setor na Administração Regional – a Coordenação de Desenvolvimento (CODES)  –, que atende esses trabalhadores, orientando-os a como sair da informalidade e a tornarem-se microempreendedores individuais, por exemplo. Deste modo, esses trabalhadores passam a ter oportunidades de crescimento profissional, por meio de capacitação continuada para o trabalho, e acesso a investimentos, o que repercute em tranquilidade e dignidade no sustento às suas famílias.

Tudo Ok Notícias – Como é a rotina de trabalho da senhora na Administração?

Riane Vasconcelos – São muitas reuniões: atendimento à comunidade, aos Conselhos comunitários, prefeituras e empresários. Reuniões com as áreas técnicas internas e com gestores dos demais órgãos do governo. Visita às quadras para detecção de demandas e escuta da comunidade; vistorias nas ações realizadas pela Administração, discussão de projetos que beneficiam a cidade, dentre outras ações. A rotina é bem intensa, entretanto, é muito gratificante poder contribuir com a melhoria da cidade que tanto amo. “Temos uma equipe comprometida, coordenada, engajada por uma Brasília cada vez melhor.”.

Riane Vasconcelos Administradora Regional do Plano Piloto


Deixe seu comentário