Companhia de teatro político do DF leva projeto para o Cruzeiro

quarta-feira, 7 novembro, 2018 | 22:30

Compartilhe

De 5 de novembro a 4 de dezembro, a Cia Burlesca abre as portas de espaços públicos do Cruzeiro com muita dança, música, teatro e política. Além de apresentações gratuitas do espetáculo ‘Bendita Dica’, inspirado na vida de luta de Benedita Cipriano Gomes, o grupo da capital oferecerá bate-papo com escritora, oficina de danças populares e de teatro político. O projeto Diqueiros no Cruzeiro vai passar por oito escolas públicas, pela biblioteca e pelo ginásio de esportes.

 

A passagem do projeto pela cidade é mais uma forma de alertar a comunidade e os gestores públicos para a importância de um teatro no Cruzeiro, Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade. “Cabe a nós, artistas, por meio da arte, provocar na população pensamentos que questionem as necessidades para um desenvolvimento integral do ser humano. Ter acesso à arte é direito, é fundamental para o exercício da plena cidadania”, frisa Julie Wetzel, atriz e integrante da Cia Burlesca.

 

O projeto tem como inspiração a história de resistência e militância de Benedita, mais conhecida como ‘Santa Dica’ em Lagolândia, interior de Pirenópolis (GO). A poderosa líder comunitária, referência do protagonismo feminino nas lutas no campo, lutou pela divisão igualitária de terras na região e chefiou dezenas de homens entre as décadas de 1920 e 1930 no interior do estado goiano.

 

A peça ‘Bendita Dica’ leva o público a refletir sobre fatos históricos do século XX que voltaram à tona na atualidade: protagonismo feminino nos espaços de poder e luta em defesa da divisão igual da terra.de tomada de decisão. Convite de reflexão sobre as batalhas diárias das mulheres em 2018 pela igualdade de oportunidades e pelo fim do machismo, o espetáculo da Cia Burlesca mantém viva a história de Santa Dica.

 

O projeto Diqueiros no Cruzeiro conta com o apoio do Fundo de Amparo à Cultura (FAC) do Distrito Federal e vai levar uma importante contribuição pedagógica à comunidade local.

 

‘Bendita Dica’ nas escolas

Alunos de oito escolas públicas receberão, de 5 de novembro a 4 de novembro, às segundas e terças-feiras, duas sessões do espetáculo, uma em cada turno para contemplar o máximo de estudantes.

 

O  espetáculo, que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades, tem como objetivo apresentar um relato importante sobre construção coletiva e solidariedade para dar esperança à luta por uma vida melhor em sociedade, incentivando principalmente as meninas a despertar para a liderança e a quebra dos padrões impostos.

 

Conversa com Waldetes Rezende

Referência para construção do espetáculo ‘Bendita Dica, o livro ‘Santa Dica – História e Encantamentos’, da historiadora e professora na cidade berço de Benedita Cipriano, Waldetes Aparecida Rezende. No dia 17 de novembro, às 16h, a comunidade do Cruzeiro vai poder conferir a apresentação da peça e um bate-papo com Waldetes e os integrantes da Cia Burlesca. A atividade é gratuita e será realizada Biblioteca Pública do Cruzeiro.

 

Oficinas de dança e de teatro político

Parte do projeto Diqueiros no Cruzeiro, a oficina de jogos teatrais e danças populares será realizada no Ginásio de Esportes da cidade. A atividade, que terá os integrantes da Cia Burlesca à frente, trará ritmos como cacuriá, côco, ciranda, samba e cantigas de roda.

 

A dinâmica vai trabalhar conceitos de coletividade, colaboração em equipe, consciência corporal, noção de tempo e espaço de forma lúdica, espontânea e orgânica. O encontro está marcado para 24 de novembro, sábado, das 14h às 18h.

 

Já a oficina de teatro político, que será realizada em 1º de dezembro, vai fechar a edição do projeto Diqueiros no Cruzeiro. Das 14h às 18h do sábado, a Cia Burlesca vai explorar a discussão sobre equidade de gênero, na Biblioteca Pública do Cruzeiro. O tema tratará da opressão social impostas às mulheres, tema relacionado à peça ‘Bendita Dica’.

 

Cada escola atendida pelo projeto receberá duas sessões da peça para contemplar alunos de cada turno e um exemplar do livro de Waldetes para embasar futuras ações, pesquisas e trabalhos, assim como Biblioteca Pública do Cruzeiro.

 

Sobre a Cia Burlesca

A Cia Burlesca de Teatro Político traz em seu repertório espetáculos que questionam e provocam a reflexão para desmascarar a realidade, problematizar estereótipos, preconceitos, a manipulação da informação e as disputas de poder. Tendo como fonte de inspiração a luta de classes, o grupo procura, por meio de linguagem popular, colocar em pauta temas que promovam a ascensão da classe trabalhadora e uma cultura política mais humana e igualitária.

 

SERVIÇO

 

De 05 de novembro a 1º de dezembro

Diqueiros nas escolas
Apresentação do espetáculo ‘Bendita Dica’

De 5 de novembro a 04 de dezembro, segundas e terças-feiras

Calendário das escolas aqui

 

Diqueiros e bate-papo com Waldetes Rezende

Apresentação do espetáculo ‘Bendita Dica’

17 de novembro, sábado, às 16h

Biblioteca Pública do Cruzeiro

 

Diqueiros no Ginásio de Esportes do Cruzeiro

Oficina de Danças Populares
24 de novembro (sábado) das 14h às 18h
Inscrições na hora

 

Diqueiros na Biblioteca Pública do Cruzeiro

Oficina de Teatro Político

1º de dezembro (sábado), das 14h às 18h

Inscrições na hora


Página da Cia Burlesca no Facebook: https://www.facebook.com/ciaburlesca.df/?ref=br_rs

Site da Cia Burlesca: https://www.ciaburlesca.com/diqueiros-no-cruzeiro

FICHA TÉCNICA

Direção e Músicas: Mafá Nogueira

Elenco: Julie Wetzel, Lyvian Sena e Pedro Caroca

Produção: Cia Burlesca

Assistente de Produção: Pedro Henrick

Fotografia: Matheus Alves

Registro Audiovisual: Matheus Manfredini

Designer Gráfico: Nara Oliveira

Assessoria de Imprensa: Joanna Alves (joannalalves@gmail.com ou 98322-1081)

Palestrante: Waldetes Rezende

Intérpretes de Libras: Fernando Guimarães e Rodrigo Machado


Deixe seu comentário