Baixa auto estima te engorda mais do que a comida

segunda-feira, 5 março, 2018 | 17:07

A autoestima é uma soma da sua auto-imagem com as crenças que cria de si mesmo. Com ela você compreende o quanto se respeita, confia e gosta de si mesmo. Porém, ela é afetada quando começamos a engordar. Quanto mais nos distanciamos do corpo que desejamos, mais a autoestima baixa.

Infelizmente, poucas pessoas acima do peso mantém a autoestima alta. Se você acredita que tem dificuldade em superar situações como emagrecer, arranja um companheiro (a), vestir uma roupa mais justa, trajes de banho, enfim, se você tem um desafio ou uma dificuldade e tem medo de enfrentá-la, é bem provável que sua autoestima esteja baixa.

Pessoas com baixa autoestima estão sempre se limitando e acreditando no fracasso, mesmo que nada tenha acontecido. Insegurança, medo, dúvidas frequentes, perfeccionismo, incertezas de si mesmo, necessidade constante de agradar e ser reconhecido são algumas das características da baixa autoestima.

Se estas características fizeram sentido para você, te convido a ficar comigo até o fim deste texto. Vou te passar algumas dicas importantes para mudar essa situação e melhorar sua qualidade de vida!

Quando recebo um cliente de emagrecimento, sempre avalio os seus medos, suas crenças e como está a autoestima do mesmo, pois acredite, baixa autoestima engorda mais do que a comida. Se você não respeita mais seu corpo, se não aceita a imagem que está refletida no espelho, se tem perdido oportunidades por conta do ganho de peso, certamente uma consequência disso será a auto sabotagem da sua dieta, do seu treino e do seu processo de emagrecimento.

Então ponha em prática a partir de agora esse passo a passo que ensino a meus clientes antes mesmo de ensiná-los a comer, pois assim o foco, a determinação e a consistência do processo de emagrecimento será bem diferente do que você tem passado hoje.

 

Como aumentar a autoestima

Não se compare com os outros

A primeira coisa que você precisa entender é que você é único e especial e seus resultados serão diferente dos demais, e isso não significa que é bom ou ruim, significa que se você ainda não chegou onde quer chegar é porque sua meta não está aliada com sua essência. Seja quem você é, porque isso ninguém pode mudar. Eu sempre ensino o cliente a entender seu corpo, seu metabolismo e sua fome, porque o melhor especialista para você é você mesmo.

Evite criticar a você e aos outros

Quando você para de se comparar com as outras pessoas, começa entender que errar é comum. Permita-se errar. Se um dia algo deu errado, tudo bem, porque amanhã é outro dia e você tem uma nova oportunidade de fazer tudo diferente. Criticar os outros e a si mesmo afeta sua autoestima. Exerça a pratica de enxergar o positivo em todas as suas ações e as ações do outro também.

Acredite no seu valor

Vibre a cada pequena vitória. Toda vez que você fizer algo certo, se parabenize! Reconheça o quanto você foi determinado para que aquilo acontecesse. Valorize todo o processo de emagrecimento e saiba que cada grama emagrecida e parte de uma jornada vitoriosa. Acredite que você é confiante até se tornar verdade. Acorde e se olhe no espelho, pense em todas as suas qualidades e suas conquistas. Se algo não te agrada, se proponha a correr atrás. Sempre converse com você mesmo de forma positiva. Parece algo simples, mas faz
uma boa diferença.

Analise sua vida

Será que você está emagrecendo da maneira que gostaria, fazendo seu plano alimentar e seu treino com alegria? Será que sua dieta te deixa feliz? O profissional que te orienta faz com que você se sinta confiante e seguro? Analise seu cotidiano e todas as suas relações. Caso encontre coisas ou pessoas que estão te prejudicando, faça algo para mudar essas situações.

Desafie-se

Quando você trabalha sua confiança, os seus pensamentos começam a clarear e mostrar que todos os desafios ou obstáculos são bons sim. Entenda que vivenciar obstáculos te fará cada vez mais forte para lidar com outros que virão! Encare seu emagrecimento como um desafio, procure um profissional que alinhe suas emoções com seu processo de emagrecimento e passe a emagrecer todos os dias.

Conecte-se com pessoas positivas

Os melhores resultados de emagrecimento são de pessoas que emagrecem em grupo. Pense naquelas pessoas que te fazem bem, que te fazem sorrir, que são determinadas e correm atrás daquilo que querem e no grupo de emagrecimento buscam as mesmas coisas que você. Pessoas positivas transmitem positividade, te deixam mais confortável e seguro para bater suas metas. Pessoas negativas estão sempre te puxando pra baixo e destruindo a construção da sua autoconfiança.

Cuide de você e seja saudável

Quanto mais saudável você é, mais disposto você fica. Realize exercícios físicos regularmente e se alimente bem. Evite industrializados, açúcar, farinhas brancas… Também priorize seu sono para ter sempre um bom desempenho.

Quando você se mantém saudável, seu corpo e seu cérebro mudam. Consequentemente, você fica bem tanto na aparência quanto na mente. Sempre se permita ter horas de lazer de forma saudável para relaxar seu corpo e sua mente.

Ao seguir essas dicas diariamente, com certeza você vai se sentir melhor a cada dia que passa e tudo se tornará mais fácil. Tente por uma semana e depois me conte nos comentários.

Atenção: se você sente que está sempre com a autoestima baixa, pode ser que você esteja depressivo. Converse com seu médico!

Para ter um emagrecimento saudável é necessário entender que mais do que comer bem você precisar estar com sua mente leve e equilibrada. Emagrecer tem de ser um projeto com clareza, metas e objetivos. Quando emagrecer passa a ser torturante, frustrante e sofrido sua mente rejeita o processo e os resultados não aparecem. Se você quer entender mais sobre o alinhamento da alimentação com suas emoções pratique essas dicas, melhore sua autoestima e veja como suas metas serão alcançadas mais facilmente.


Deixe seu comentário