Tabule de quinoa

0
3
Compartilhe

Mais rica nutricionalmente do que o trigo — usado na receita de tabule tradicional —, a quinoaé uma excelente opção para quem busca uma alimentação mais saudável. Bastante versátil, além de não conter glúten, é um dos poucos alimentos vegetais que são considerados proteínas completas, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano. Além disso, esse grão de origem andina é rico em ferro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e vitaminas B e E.

(Heitor Feitosa/VEJA)Ingredientes

Modo de preparo

1. Numa panela refogue a quinoa com 1/4 de xícara de azeite por cerca de dois minutos em fogo alto. Adicione a água, abaixe o fogo para médio, e deixe cozinhar com a tampa semiaberta por cerca de 15 minutos ou até que os grãos estejam cozidos. Desligue o fogo e tampe a panela. Reserve por dez minutos.


2. Solte a quinoa com um garfo e transfira para uma tigela. Adicione o suco de limão, 1/4 de xícara de azeite, o agave e tempere com sal e pimenta.


3. Acrescente a cebolinha, a hortelã, a salsinha, o pepino e os tomates cortados ao meio. Adicione as especiarias, acerte o sal e a pimenta e leve à geladeira para resfriar antes de servir. Decore com os rabanetes.

(Heitor Feitosa/VEJA.com)Informações nutricionais