O básico perfeito: batata frita crocante

0
10
Compartilhe

É preciso um pouco de paciência para fazer batatas fritas crocantes em casa. A primeira dica é cortar, lavar e secar bem os tubérculos. Outro ponto primordial é que a fritura deve ser feita em duas etapas. Depois de passarem pelo óleo quente pela primeira vez, as batatas devem ser escorridas e secas em papel-toalha antes de voltarem à panela. Isso garante que ela cozinhe e fique macia por dentro durante a primeira fritura e ganhe a casquinha crocante na segunda. Temperar com sal assim que estiverem prontas também é importante para que fiquem saborosas.

(Heitor Feitosa/VEJA)

Ingredientes

 Modo de preparo

1. Descasque as batatas e corte-as de maneira que os pedaços fiquem do mesmo tamanho. Coloque-os em uma tigela com água.


2. Coloque o óleo para aquecer em uma panela funda. Para saber quando a temperatura está certa faça o teste do palito: basta jogar um fósforo no líquido e, quando ele se acender, é hora de fritar.


3. Seque bem as batatas com um pano ou papel-toalha e frite-as em pequenas porções para não esfriar o óleo.


4. Quando as batatas começarem a dourar retire-as da panela e coloque-as numa assadeira coberta com papel-toalha.


5. Depois de fritar todos os pedaços, deixe o óleo aquecer novamente e faça mais uma vez o teste do palito para checar a temperatura. Quando estiver pronto frite novamente as batatas, em pequenas porções.


6. Frite-as até que estejam douradas.


7. Retire as batatas da panela e deixe escorrer o óleo em uma assadeira coberta com papel-toalha. Tempere com sal enquanto ainda estiverem quentes e sirva imediatamente.