As melhores (e piores) frases de 2017

domingo, 31 dezembro, 2017 | 12:13

Do discurso do presidente no Dia da Mulher à defesa de mais oportunidades para negros, passando por palavrões em áudios gravados em delações

2017 foi um ano difícil em vários aspectos. Com delações bombásticas, reformas aprovadas a toque de caixa e debates acalorados, inclusive no Judiciário, ficou mais difícil selecionar os melhores (e os piores) momentos do ano. É ler, relembrar ou, conforme o caso, tentar esquecer 2017.

“Está na hora de eu ajudar a passar as coisas a limpo”
Eike Batista, empresário, antes de retornar ao Brasil após ter a prisão decretada pela Lava Jato

“País que não respeita as minorias e não respeita opinião não sabe praticar a democracia”
Fausto Silva, o Faustão, em entrevista em que critica o patrulhamento das redes sociais

“Sim, nós podemos. Sim, nós fizemos!”
Barack Obama, em seu último discurso como presidente dos Estados Unidos

“20 de janeiro será recordado como o dia em que o povo voltou a mandar no país”
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em seu discurso de posse

“Esse exemplo dado por uma pessoa tão poderosa dá permissão a outras pessoas para desrespeitar. A violência incita a violência. O desrespeito incita o desrespeito. Se alguém usa sua posição para fazer bullying, todos nós perdemos”
Mery Streep, atriz, em discurso no Globo de Ouro reprovando o comportamento de Donald Trump

“A mulher deve obedecer e ser submissa ao marido”
Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), quando estava cotado para assumir a vaga no STF

“Moro me mantém preso como se eu fosse um troféu”
Eduardo Cunha, ex-deputado federal em artigo publicado em jornal

“Atores são trabalhadores migrantes. Nós viajamos por todo o mundo, formamos famílias, construímos histórias, uma vida que não pode ser dividida. Como mexicano, latino-americano, trabalhador migrante e ser humano, sou contra qualquer muro que queira nos separar“
Gael Garcia Bernal, ator, durante a cerimônia do Oscar, ao criticar o projeto do presidente Donald Trump de construir um muro na fronteira entre EUA e México

O envelope com o vencedor da categoria Melhor Filme na premiação do Oscar 2017 (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

“E o Oscar de Melhor Filme vai para… LaLaLa Land”
Warren Beatty e Faye Dunaway, ao anunciar incorretamente o prêmio de Melhor Filme n Oscar

“Caras, caras. Não. Sinto muito. Há um erro. ‘Moonlight’, vocês ganharam como melhor filme. Isso não é uma brincadeira!”
Jordan Horotovitz, produtor, corrigindo a maior gafe do ano, a entrega equivocada do Oscar de Melhor Filme

“Tenho absoluta convicção, até por formação familiar e por estar ao lado da Marcela [Temer], do quanto a mulher faz pela casa, pelo lar. Do que faz pelos filhos. E, se a sociedade de alguma maneira vai bem e os filhos crescem, é porque tiveram uma adequada formação em suas casas e, seguramente, isso quem faz não é o homem, é a mulher”
Michel Temer, presidente, em discurso duramente criticado no Dia da Mulher

“Eu fui num quilombola em Eldorado Paulista. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem pra procriadores servem mais”
Jair Bolsonaro, deputado federal, em palestra na Hebraica, pela qual seria condenado meses depois pela justiça

“Um conhecido meu, afrodescendente, com uma excelente formação e currículo, foi fazer uma entrevista. Quando o entrevistador viu sua origem étnica, disse à pessoa de RH que ele não sabia deste detalhe e que não entrevistava negros! Eu disse ao meu amigo para fazer uma denúncia. Aí outra surpresa! A resposta: ‘Pensei, mas achei melhor não fazer, pois posso queimar minha imagem. Sou de família simples e humilde custou muito para chegar onde cheguei'”
Theo van der Loo, presidente da Bayer Brasil, em post no LinkedIn em que expôs o preconceito racial e defendeu oportunidades iguais nas empresas

“A extrema-direita no Brasil é liderada por aquele deputado que, em abril de 2017, votou pelo meu impeachment homenageando a ditadura militar, a tortura e o torturador que me levou ao pavor”
Dilma Rousseff, ex-presidente, ao citar em entrevista o discurso de Jair Bolsonaro pelo impeachment

“Tem que manter isso, viu?”
Michel Temer, presidente, em conversa gravada com o empresário Joesley Batista, supostamente falando de propinas pagas a Eduardo Cunha na cadeia. A frase levou a PGR a denunciar Temer, que foi rejeitada pela Câmara dos Deputados

“Você sabe muito mais do que eu sabia quando tinha sua idade. A tecnologia permite que você veja problemas de maneiras que eu e meus amigos nunca pudemos e o empodera a ajudar de maneiras que nunca pudemos. Você pode começar a combater a desigualdade mais cedo, seja em sua própria comunidade ou num país a meio mundo de distância”
Bill Gates, em carta aberta aos formandos nos Estados Unidos

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

“O ministro é um bosta de um caralho, que não dá um alô, peba, está passando mal de saúde pede pra sair. Michel tá doido. Veio só eu e ele ontem de São Paulo, mandou um cara lá no Osmar Serraglio, porque ele errou de novo de nomear essa porra desse (…). Porque aí mexia na PF. O que que vai acontecer agora? Vai vim um inquérito de uma porrada de gente, caralho, eles são tão bunda mole que eles não (têm) o cara que vai distribuir os inquéritos para o delegado. Você tem lá cem, sei lá, 2.000 delegados da Polícia Federal. Você tem que escolher dez caras, né?, do Moreira, que interessa a ele vai pro João”
Aécio Neves, senador do PSDB, em conversa com o empresário Joesley Batista, em áudio gravado e divulgado pela justiça

“Sempre acreditei na Justiça do meu país”
Aécio Neves, senador, sobre a decisão do STF em negar a sua prisão e devolver o seu mandato no Senado

“Eu não sou uma mulher, então eu não tenho dias ruins. Eu não estou tentado insultar ninguém. Essa só é a natureza das coisas. Existem certos ciclos naturais”
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante entrevista

“A legislação trabalhista do Brasil não foi feita para o mundo de hoje”
Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, ao falar sobre a reforma trabalhista

“Hoje eu quero falar sobre propósito. Mas não estou aqui para dar a vocês o discurso padrão sobre encontrar o seu propósito. Nós somos millennials. Nós vamos tentar fazer isso instintivamente. Em vez disso, estou aqui para dizer a vocês que encontrar seu propósito não é suficiente. O desafio para a nossa geração é criar um mundo onde todas as pessoas têm um sendo de propósito”.
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, em discurso para os alunos da Universidade de Harvard

“Enquanto houver bambu, lá vai flecha”
Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, sobre continuar apresentando denúncias de corrupção até o final de seu termo, em julho

“Governo não está na UTI. Está na lanchonete do hospital”
Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, advogado, ao entregar a defesa de Michel Temer na Câmara dos Deputados

“Ninguém está acima da lei ou fora do seu alcance”
Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, em mensagem aos procuradores do MPF, após denunciar o presidente Michel Temer por corrupção passiva

“Não sei como Deus me colocou aqui”
Michel Temer, presidente da República, durante pronunciamento em resposta à denúncia oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot

“O clamor por justiça que hoje se ouve em todos os cantos do país não será ignorado em qualquer decisão desta casa”
Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, no encerramento dos trabalhos no semestre

O CEO da Tesla, Elon Musk (Foto: Reuters)

“Os robôs podem começar uma guerra, publicando notícias falsas, falsificando contas de e-mail e manipulando a informação”
Elon Musk, empresário, sobre os riscos da inteligência artificial

“Tem lugar mais seguro que o Brasil?”
Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, acusado de receber propina na venda dos direitos da Seleção Brasileira, ao dizer que não pretendia deixar o Rio de Janeiro

“Vou terminar fazendo uma pergunta para o senhor. Eu vou chegar em casa amanhã e almoçar com oito netos e uma bisneta de seis meses. Eu posso olhar na cara dos meus filhos e dizer que eu fui a Curitiba prestar depoimento a um juiz imparcial?”
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, durante depoimento prestado ao juiz Sérgio Moro por processos da Lava Jato

“É porque ele [Rodrigo Janot, então procurador-geral da República] não sabe com quem tá lidando. É que ele tá achando que tá lidando com um menino amarelo. Aí eu vou chegar lá e dizer: ‘Janot, nessa escola sua eu fui professor. Você tá tendo aula, eu fui o professor. Para! Que que é isso… Que brincadeira. Para! Eu tô achando até engraçado, tá ridículo isso. Para!’”
Joesley Batista, da holding J&F, em conversa com o executivo da empresa Ricard Saud, em áudio divulgado

“Ricardo, o que nós vamos falar é uma bomba atômica. É bom pro MP e é bom pra nós. É bom pros dois. É bom pro MP pra dizer que ‘ó, tá vendo, nós somos foda, nós fudemos os caras’ E é bom pra nós dizer: ‘Tá vendo? Nós não tivemos outra opção. Os caras moeram nós e nós…’”
Joesley Batista, na mesma conversa com Ricardo Saud, sobre a delação da JBS

“A paciência estratégica com o regime norte-coreano terminou. Honestamente, acabou-se a paciência”
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ao comentar os testes de lançamentos de mísseis nucleares na Coreia do Norte

Kim Jong-Un, líder norte-coreano (Foto: Damir Sagolj/File Photo/Reuters)

“Agora que [Donald] Trump negou a nossa existência e me insultou e ao meu país aos olhos do mundo e fez a declaração mais feroz de guerra na história, de que iria destruir a República Popular Democrática da Coreia, vamos ponderar com seriedade uma resposta histórica ao mais alto nível às represálias”
Kim Jong-un, presidente da Coreia do Norte, em resposta a declarações do presidente dos Estados Unidos

“Não é tentar evitar que eu seja candidato, é ter coragem; que coloque o Ministério Público, que coloque a Rede Globo, o Luciano Huck, que coloque o [juiz Sergio] Moro, que coloque quem eles quiserem para disputar as eleições”
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, sobre a disputa eleitoral em 2018

“Se prenderem o Lula, pior ainda, porque ele vai se vitimizar e aí incendeia o país”
João Doria, prefeito de São Paulo, sobre a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018

“Não sei para que hoje o Rio de Janeiro é modelo, mas à época se disse: devíamos seguir o modelo do Rio de Janeiro”
Gilmar Mendes, ministro do STF, em sessão que bateu boca com o ministro Luís Roberto Barroso
“Vossa Excelência deve achar que é Mato Grosso, onde está todo mundo preso”
Luís Roberto Barroso, ministro do STF, em resposta a Gilmar Mendes
Mendes: “E no Rio, não estão?”
Barroso: “Aliás, nós prendemos, tem gente que solta”
Mendes: “Solta cumprindo a Constituição. Quem gosta de prender… Vossa excelência, quando chegou aqui, soltou José Dirceu”.
Barroso: “Porque recebeu indulto da presidente da República”
Mendes: “Mendes: Não, não. Vossa excelência julgou os embargos infringentes”
Barroso: “Absolutamente. Isso é mentira. Aliás, vossa excelência normalmente não trabalha com a verdade.E ntão gostaria de dizer que José Dirceu foi solto por indulto da presidente da República”.
Mendes: “Vossa excelência julgou”.
Barroso: “E vossa excelência está fazendo um comício que nada tem que ver com extinção de tribunal de contas do Ceará”.
Mendes: “Tem, sim. Barroso: Vossa Excelência está queixoso porque perdeu o caso dos precatórios e está ocupando o tempo do plenário com um assunto que não é pertinente para destilar esse ódio constante que vossa excelência tem, e agora o dirige contra o Rio. Vossa excelência devia ouvir a última música do Chico Buarque: “a raiva é filha do medo e mãe da covardia”. Vossa excelência fica destilando ódio o tempo inteiro! Não julga, não fala coisas racionais, articuladas, sempre fala coisa contra alguém, está sempre com ódio de alguém, está sempre com raiva de alguém. Use um argumento, o mérito do argumento”.
Cármen Lúcia: “Ministro, se pudesse voltar ao caso do tribunal de contas, este é o caso em julgamento”.
Mendes: “E se dizia que o mensalão era um caso fora da curva”.
Barroso: “José Dirceu permaneceu preso sob minha jurisdição, inclusive revoguei a prisão domiciliar porque achei impróprio, e concedi a ele indulto com base no decreto da presidente da República porque ninguém é melhor nem pior do que ninguém. E portanto apliquei a ele a lei que vale para todo mundo. Quem decidiu foi o Supremo. Aliás, não fui eu, porque o Supremo tem 11 ministros. E a maioria entendeu que não havia o crime. E depois ele cumpriu a pena e só foi solto por indulto, e mesmo assim permaneceu preso, porque estava preso por determinação da 13ª Vara Criminal de Curitiba [a do juiz Sergio Moro]. E agora só está solto porque a Segunda Turma determinou que ele fosse solto. Portanto, não transfira para mim esta parceria que vossa excelência tem com a leniência em relação à criminalidade do colarinho branco.”
(interrompe Cármen Lúcia)
Mendes: “Quanto ao meu compromisso com o crime de colarinho branco, presidente, eu tenho compromisso com os direitos fundamentais”.
Barroso: “Vossa Excelência vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu. Isso não é Estado de Direito, é Estado de compadrio. Juiz não pode ter correligionário”.

O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) (Foto: Cleia Viana/Agência Câmara)

“Talvez, no futuro, a gente não tenha mais 2,3 milhões de novas ações por ano. Talvez a gente não precise mais de 5 mil juízes na Justiça do Trabalho e talvez esses R$ 8 bilhões possam ser investidos na sociedade brasileira, em educação, saúde”
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, ao comentar a reforma trabalhista

“Seria hipócrita se eu saísse daqui e não falasse realmente que estou decepcionado, decepcionado com a política brasileira, decepcionado com muitos de vocês, muitos”
Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, deputado federal, em seu primeiro e último discurso na Câmara

“‘Não debato com condenados por crime”
Sérgio Moro, juiz da Lava Jato, em resposta a críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a operação desmoralizar a Petrobras

“[Reforma da Previdência] não prejudica ninguém. Todos saem ganhando com a reforma, especialmente o país. Não podemos brincar com a Previdência e não fazer a reforma, porque daqui a pouco não teríamos como pagar as aposentadorias”
Michel Temer, presidente, ao defender a aprovação da reforma da Previdência, durante congresso do MDB

“É triste que o racismo seja tão americano ao ponto de que, quando protestamos contra o racismo, algumas pessoas assumem que estamos protestando contra a América”
Beyoncé, cantora, durante discurso no Sports Illustrated Sportsperson of the Year Awards, em dezembro

“Estrelas de cinema não são, supostamente, como eu e você. Elas são esbeltas, glamurosas e cheias de si. Elas usam vestidos que não podemos pagar e vivem em casas que nós só podemos sonhar. No entanto, nos caminhos pessoais mais profundos e dolorosos, as estrelas de cinema são mais como você e eu do que imaginamos”, escreveu a revista para justificar o prêmio”
Revista Time, em artigo que capa “Silence Breakers” ao escolher como Personalidade do Ano as mulheres que denunciaram abusos e assédio com a campanha #MeToo, em dezembro

“É uma grande injustiça!”
Paulo Maluf, referindo-se à decisão do ministro Edson Fachin de que ele deveria ser preso.

Fonte: ÉPOCA


Deixe seu comentário