Tite estimula tabelas e triangulações e prepara estreia de Pablo e volta de Renato Augusto

terça-feira, 9 outubro, 2018 | 20:06

Compartilhe

“Faz chacrinha, faz chacrinha”. O vocabulário de Tite, vez ou outra alvo de brincadeiras até de si mesmo, foi enriquecido por esse termo no treino da última terça-feira. Ele definiu o time titular para o amistoso de sexta-feira, contra a Arábia Saudita, e estimulou triangulações, tabelas, toques curtos entre os jogadores pelos lados do campo: a chacrinha.

O Brasil entrará em campo com Ederson, Fabinho, Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Casemiro; Fred, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus, por sinal, vão reeditar o trio que fez sucesso nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, e depois foi desfeito para que Coutinho virasse meia.

No que é chamado de “treino-fantasma”, com apenas um time posicionado em campo, Tite pediu a Alex Sandro, Renato Augusto e Neymar, pelo lado esquerdo:

– Faz chacrinha vocês três! Faz chacrinha…

Neymar fez várias chacrinhas com Alex Sandro e Renato Augusto — Foto: Pedro Martins/MoWa Press

            Neymar fez várias chacrinhas com Alex Sandro e Renato Augusto — Foto: Pedro Martins/MoWa Press

 

Depois, repetiu a ordem inúmeras vezes também na direita, com Fabinho, Fred e Coutinho. Quando o time reserva entrou em campo para a mesma atividade, o técnico manteve as orientações.

Mas para que elas serviam? Tite queria mexer no sistema de marcação adversário para que a bola pudesse sair dali para a parte final do campo, mais perto da área. Ou com inversões longas, ou com bolas profundas, pelo chão, para os atacantes centralizados.

O técnico fecharia o treino tático à imprensa, mas decidiu mantê-lo aberto. A oportunidade rara de acompanhar o trabalho que define escalações causou um silêncio sepulcral à beira de um dos campos do CT do Tottenham, em Londres.

– Eu não jogava bosta nenhuma, mas como eu queria ter jogado num campo desse – disse Tite, elogiando a qualidade do gramado.

Outras frases e instruções do técnico puderam ser ouvidas. Quando Renato Augusto deixou a bola passar para Fred finalizar, dentro da área, o técnico reprovou:

– Não deixa! Vão os dois na bola, pode trombar, mas aí não deixa passar – exclamou o técnico, que também interveio quando ouviu mais um pedido de “deixa” dentro da área:

– Deixa nada! Chuta!

Convocado ontem, Lucas Moura fez primeiro treino com a Seleção de Tite — Foto: Pedro Martins/MoWa Press

   Convocado ontem, Lucas Moura fez primeiro treino com a Seleção de Tite — Foto: Pedro Martins/MoWa Press

O técnico pediu que a conclusão das jogadas fosse feita com simplicidade e objetividade.

Para o segundo amistoso, contra a Argentina, no dia 16, atletas que ficarão no banco diante da Arábia muito provavelmente começarão jogando. São os casos de Alisson, Danilo, Miranda, Filipe Luís, Arthur e Roberto Firmino.

O Brasil fará seu último treino em Londres na manhã desta quarta-feira, e depois viajará para Riad, capital da Arábia Saudita e palco do amistoso contra a seleção local.


Deixe seu comentário