ANTT inicia a Operação Pascal em todo país

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

No início de julho, a ANTT deu começo a uma megaoperação que tem como foco o combate ao transporte clandestino de passageiros. Chamada de Operação Pascal (em homenagem ao matemático Blaise Pascal, desenvolvedor do primeiro sistema de transporte coletivo), vai abranger todo o território nacional e em todos os sistemas de transporte rodoviário de passageiros de competência da ANTT, ou seja, transporte interestadual, semiurbano interestadual e internacional. A megaoperação segue até dezembro de 2020

O Canal Verde Brasil, rede nacional inteligente de percepção, acompanhamento e mapeamento de fluxos de transporte nos corredores logísticos para a produção de dados da ANTT, é um dos instrumentos que está sendo utilizado no planejamento ao combate ao transporte irregular. São pórticos que leem as placas dos veículos na rodovia e dão sua localização em tempo real para ANTT.

A Operação Pascal fechou, nesta quarta-feira (8/7), o resultado da primeira semana da ação no Distrito Federal e em Goiás. Foram 30 veículos apreendidos, 126 autos de infração lavrados, envolvendo em torno de 300 passageiros que, apesar da viagem interrompida, chegaram em seus destinos e tiveram suas passagens custeadas pelos infratores.

A ANTT ainda reforça o alerta sobre os riscos de embarcar em transporte clandestino e o perigo maior neste momento, de contágio pelo coronarírus, pois esses veículos não cumprem os protocolos sanitários e de higienização adotados pelas empresas regulares. Além disso, é comum ocorrerem diversas irregularidades nos veículos, como ausência de itens obrigatórios de segurança e itens com defeitos, pneus carecas e para-brisas trincados.

Fonte: http://www.antt.gov.br/salaImprensa/noticias/arquivos/2020/07/ANTT_inicia_a_Operacao_Pascal_em_todo_pais.html

Mais lidas

Seu Jorge surpreende: Fone de ouvido futur...
Transformação no Sol Nascente: Obras que m...
PT assume processo contra Chiquinho Brazão
...