Políticos repercutem condenação de Lula

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Após a condenação nesta quarta-feira, 12, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso triplex, petistas e políticos de outros partidos usaram as redes sociais para repercutir a decisão dada pelo juiz Sérgio Moro. Lula estava entre os assuntos mais comentados no Twitter.

Usando a hashtag #LulaInocente, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) escreveu que é um “escândalo” a condenação de uma “liderança internacional como Lula” sem provas.

Já o também petista deputado Paulo Teixeira (SP) falou em “tribunal das convicções” ao argumentar que a sentença contra o ex-presidente não tem provas. “Uma condenação sem provas, como a de Lula, exige um novo tribunal: o Tribunal das Convicções”, escreveu. Ele disse, ainda, que “Moro entra para a história” por ter sido “o primeiro juiz brasileiro a condenar um ex-presidente sem provas”.

O deputado federal e presidente do PCdoB, Orlando Silva, escreveu que “Lula é vítima de perseguição política por um juiz parcial e sem compromisso algum com as provas”. Ainda segundo o parlamentar “não há crime” e a condenação seria uma tentativa de tirar o petista das eleições em 2018.

Lula é vítima de perseguição política por um juiz parcial e sem compromisso algum com as provas. Não há crime. Querem é tirar Lula de 2018.

Sem falar nada a respeito, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho usou seu Facebook para dar a notícia: “Lula condenado por Moro”, escreveu, apenas.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) comemorou a decisão de Moro. “Agora só falta ir preso mesmo”, escreveu em seu Facebook. “Lula foi condenado mas não está inelegível. Para tanto é preciso condenação por um colegiado, ou seja, mais de um juiz/desembargador/min”, continuou.

Moro condena Lula a 9 anos de prisão pelo caso do triplex. Agora só falta ir preso mesmo.

Já o presidente do PPS e deputado federal Roberto Freire, que até maio era também ministro do governo de Michel Temer, falou que “políticos lulopetistas” dizem que Lula foi condenado sem provas, e disse que ficaria surpreso se “reconhecessem que a Justiça foi feita”.

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) escreveu em seu Twitter que a “Justiça está sendo feita” e chamou o ex-presidente de “criminoso”.

E é só o começo. Lula ainda tem mais outros quatro processos em andamento.

Justiça sendo feita contra um criminoso que tantos prejuízos trouxe ao Brasil com seu projeto de poder.

Do PMDB, mas da ala que faz oposição ao governo, o senador Roberto Requião também criticou a sentença feita por Moro. “Lula condenado, Aécio liberado, Temer protegido, soberania fulminada, trabalhador escravizado, mercado triunfante, até que o Brasil se levante”, escreveu em seu Twitter.

Lula condenado, Aécio liberado,Temer protegido, soberania fulminada,trabalhador escravizado,mercado triunfante, até que o Brasil se levante.

A postagem de Requião chegou a ser compartilhada pela presidente do PT, a senador Gleisi Hoffman. A parlamentar também criticou o juiz federal e disse que “Sérgio Moro prestou contas aos meios de comunicação e a opinião pública que formou contra Lula”.

Wadug Damous, que participa da sessão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que debate a denúncia contra Temer, chamou Moro de “justiceiro”. “Essa sentença é uma peça jurídica imprestável. Moro como sempre age antenado c/ o q está acontecendo no momento da política”, escreveu o parlamentar.

Assim que saiu a notícia sobre a sentença de Moro, os parlamentares chegaram a deixar de lado por alguns momentos a denúncia contra Temer e comentaram a condenação do ex-presidente.

“Não encontraram uma única prova que mostrasse que Lula era dono daquele triplex no Guarujá. Nem que tinha nenhum uso daquele triplex. Mesmo assim, o juiz Sérgio Moro condenou o presidente Lula”, disse o líder do PT na Casa, Carlos Zarattini (SP), em seus 15 minutos de fala.

Já Wladimir Costa (SD-PA) comemorou a sentença e disse que “finalmente vai ter suas madeixas cortadas”, diz. “O líder de vocês é um elemento condenado. Além de condenado, Lula está inelegível por 8 anos. Chora, oposição!”, provocou o parlamentar.

Mais lidas

Manifestação pró-democracia: Bolsonaro con...
Gracyanne Barbosa e Belo se separam após s...
Novos oficiais da PMDF: Prontos para o des...
...