A Secretaria lança campanha permanente “Comunidade Mais Solidária”

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa, independente de parentesco”, diz Secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras.

A Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade – SEAC/DF, lança nesta quinta-feira, 16, a campanha permanente “Comunidade Mais Solidária”, voltada à Doação de Sangue por voluntários de todo o Distrito Federal e entorno. A ideia da Ação realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, Fundação Hemocentro de Brasília e apoio da Secretaria de Estado de Comunicação do Distrito Federal é reforçar o estoque dos mais diversos tipos sanguíneos, desmistificando o procedimento de doação.

Em função dos milhares de procedimentos cirúrgicos a serem realizados nos Hospitais Públicos do DF nos próximos meses, assim como o período de festividades do Carnaval, os estoques de sangue do Hemocentro e rede hospitalar tendem a reduzir drasticamente. Com a Campanha, a previsão é de 160 (cento e sessenta) doações no Mutirão que ocorrerá entre os dias 28 e 29 de janeiro no Edifício Sede da Fundação Hemocentro de Brasília no início da Asa Norte, além de outras centenas de doações durante todo o período de pré carnaval.

O Secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras, explicou a importância da Campanha: “Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa, independente de parentesco. Pode ser pai, mãe, irmão, amigo ou até mesmo uma pessoa que você nunca viu na vida. O que temos que pensar é que não importa quem será beneficiado, o importante é que com a sua doação pessoas terão novas oportunidades, novos sonhos, novas chances de recomeçar.”

QUEM PODE DOAR?

Podem participar da campanha de doação de sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos com peso superior a 50kg. Para doar é preciso portar um documento original com foto e estar bem alimentado e descansado.

No momento da coleta, pessoas que forem identificadas com anemia, hiper ou hipotensão, febre, aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos não poderão completar a doação. Conheça outras recomendações da Fundação Hemocentro de Brasília para a doação de sangue no link.

Os estoques dos bancos de sangue não podem ficar vazios. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Uma só doação que você faz pode beneficiar até quatro vidas. Pensando nisso, todos têm um papel importante quando o assunto é doação regular de sangue.

Maiores informações:

(61) 99531-9672

* Haverá transporte fornecido pela SEAC aos grupos de doadores com mais de 8 pessoas.

* Aos Doadores, será fornecido certificado de comparecimento que abona a ausência do trabalho, além de servir como horas complementares aos Estudantes.

Mais lidas

Pai suspeito de matar e queimar filha em S...
Correios: Prejuízo reduzido e investimento...
Tensão em loja de conveniência: Vídeo reve...
...