Brasília sedia segunda edição do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

POR LUCÍOLA BARBOSA

 

Brasília, como centro das tomadas de decisões do Governo Federal, foi estrategicamente escolhida como sede da segunda edição do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) – entidade sem fins lucrativos, que trouxe grandes nomes racionais e internacionais do segmento de parques temáticos para a Capital Federal. O vice-governador Paco Britto participou da abertura do evento, realizado na manhã desta quarta-feira (21), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

A estimativa é que passem pelo local 300 pessoas durante os dois dias de evento. No local, há 25 expositores, sendo representantes de nove países. O evento conta com a presença de gestores e compradores de equipamentos; investidores e empresários do setor de entretenimento; operadores de hotéis e resorts; e administradores de shopping centers, entre outros. Nesta quinta-feira (22), está previsto show do cantor Alceu Valença, no parque temático Na Praia, em Brasília.

Paco Britto ressaltou a importância do segmento para o Distrito Federal e destacou as belezas naturais da região. “Estamos próximos de regiões belas, como a Chapada dos Veadeiros e as cidades históricas de Goiás, e somos pontos de partida para atrações como o Pantanal e o Jalapão”, valorizou. O vice-governador também convidou os participantes para investir na cidade. “Aqui, investidores terão uma imersão em bons negócios, com a apresentação de oportunidades e novas tecnologias para parques temáticos, aquáticos, atrações turísticas e até centros de entretenimentos familiares”, disse, garantindo, em nome do governador Ibaneis Rocha, que os investidores terão segurança jurídica.

O presidente do Conselho de Administração (gestão 2018-2020) do Sindepat, Murilo Pascoal, entre outras lutas, disse que a entidade precisa conquistar isenção dos impostos nos equipamentos. “É um ponto principal para o crescimento de toda indústria. Equipamentos geram serviço e não podem ser tratados como produto de consumo”, explicou.

Parques
O vice-governador também assistiu ao vídeo sobre o parque temático Beto Carrero, durante programação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), presente ao evento de abertura. De acordo com dados do site especializado TripAdvisor, o parque Beto Carrero, que é considerado um dos dez melhores do mundo, lidera a lista, também, dos melhores da América do Sul, seguido pelo Beach Park, no Ceará, e pelo Hot Park, em Goiás, na segunda e terceira posições, respectivamente.

Segundo dados do relatório sobre o Índice de Competitividade dos Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Sebrae, Brasília é hoje considerada um dos destinos com maior representatividade no país, com diferencial competitivo e crescimento evidente nos últimos anos. A capital obteve índices acima da média nacional, com destaque para infraestrutura geral, acessos, serviços e equipamentos turísticos e, em especial, pela dimensão que analisou os atrativos turísticos culturais e naturais da capital.

Também participaram da cerimônia de abertura a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; o secretário executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno; a diretora executiva do Sindepat, Carolina Negri; o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto; o presidente da Frentur, deputado Herculano Passos; além de parlamentares e representantes do setor, entre outros convidados.

Sindepat
O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2003 pelos principais parques temáticos, aquáticos e atrações turísticas do Brasil. A entidade visa representar, defender, promover e proteger os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado, buscando estabelecer bases sólidas para o contínuo crescimento dos negócios no país.

Segundo dados divulgados pelo sistema, em 2018, o setor de parques temáticos gerou, no Brasil, 100 mil empregos diretos e indiretos. Em relação aos investimentos, foram mais de R$ 130 milhões em estruturas e equipamentos, movimentando R$ 3 bilhões na economia. Ao todo, contabilizaram 30 milhões de visitantes no país. No cenário mundial, no ano passado, o setor alcançou um aumento de 5,4%, ultrapassando a marca de meio bilhão de visitantes.

 

 

Agência Brasília/Foto: Vinicius de Melo

Mais lidas

64ª edição dos jogos escolares do DF: Comp...
Empoderamento e reflexão: Abertura da Sema...
Mulheres do Paranoá celebram beleza e igua...
...