BRB assume processamento do Sistema de Bilhetagem Automática

0
48
Compartilhe

 

Usuários terão acesso a 73 lojas e aplicativo para recarga e consultas. Semob continua a atuar como gestora do programa.

 

O Banco de Brasília assume, a partir desta segunda-feira (4), o processamento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal. A Secretaria de Mobilidade continua a atuar como gestora do sistema. Com a migração da solução de bilhetagem para o BRB, o usuário passa a ter à disposição uma rede ampliada de postos de recarga, um novo aplicativo Mobile (APP) – BRB Mobilidade (disponível nas lojas IOS e Android) para consulta de saldos e extratos , além de uma central exclusiva de atendimento telefônico (61 – 3120-9500) para dúvidas, sugestões e reclamações. A partir de quarta-feira (6), também será possível fazer a recarga, por meio de boleto, pelo aplicativo e verificar os itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus.

No total, a população que utiliza o SBA terá à disposição 73 postos de atendimento para a realização dos serviços de cadastro e recarga dos cartões. Neste primeiro momento, não haverá mudança no processo de cadastramento e os usuários não precisam realizar nenhum procedimento especial para continuar usando seus cartões.

Desde setembro, ainda durante o processo de transição, o BRB vinha aumentando a capilaridade da recarga dos cartões Brasília Cidadã, oferecendo atendimento aos usuários em 40 novas unidades do BRB Conveniência. A lista completa dos postos de atendimento onde a recarga pode ser feita está disponível no site Bilhete Único e no endereço de e no endereço campanhas.brb.com.br/mobilidade.

“A chegada do Sistema de Bilhetagem Eletrônica ao BRB tem como objetivo garantir a melhoria do processo e a experiência do usuário, oferecendo estabilidade do sistema, mais pontos de atendimento para recarga, uma central telefônica e consulta de saldo, extrato e recarga por meio do aplicativo”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Semob
“O que está sendo transferido para o BRB é o atendimento ao usuário. Como representante do Poder Concedente, cabe à Semob fazer todo o acompanhamento do serviço prestado pelas operadoras, devendo normatizar, auditar e fiscalizar o planejamento e a operação do sistema de transporte do Distrito Federal”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casemiro.

A transferência para o banco do sistema de processamento do SBA possibilitará, também, a redução de fraudes e proporcionará ganho de eficiência operacional à atual solução. Com todas as ações previstas, o BRB Mobilidade estima uma diminuição em fraudes na ordem de R$ 300 milhões, ao longo dos próximos quatro anos. “Como empresa do sistema financeiro, o BRB tem a expertise na gestão de recursos, na implementação de meios de pagamento, e possui ampla rede de correspondentes para comercialização das recargas, além de padrões de controle e governança elevados”, disse o presidente do banco.

Para uma segunda etapa, prevista para o início do ano que vem, a ideia é que os usuários já consigam fazer novos cadastramentos pelo aplicativo, sem a necessidade de deslocamento físico até um dos postos de atendimento.

Confira o que o usuário precisa saber sobre o BRB Mobilidade:

O que muda para o usuário?
Aumento dos postos de atendimento para recarga ampliada de 13 para 73 lojas do BRB Mobilidade, espalhadas em vários pontos da cidade. Possibilidade de consultar saldos, extratos, itinerários e os horários de todas as linhas de ônibus, por meio do APP BRB Mobilidade, aplicativo que estará disponível nas lojas IOS e Android. A partir de quarta-feira (6), também será possível fazer a recarga, por meio de boleto, pelo aplicativo.

É preciso fazer recadastramento?
Não. Os cadastramentos já realizados continuam válidos. Para quem nunca se cadastrou, e quer adquirir um cartão Brasília Cidadã, é preciso se dirigir a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.

Onde a recarga será feita?
A recarga continua a ser feita nos postos de atendimento já existentes, além de 60 novas lojas BRB Mobilidade. A lista completa você encontra nos endereços eletrônicos do bilhete eletrônico e no endereço campanhas.brb.com.br/mobilidade. A partir de quarta-feira (6), a recarga, via boleto, também poderá ser feita por meio do aplicativo BRB Mobilidade, que estará disponível nas lojas IOS e Android. Também, por boleto, a recarga pode ser feita por meio do site do bilhete eletrônico.

Onde posso tirar dúvidas?
O BRB Mobilidade criou uma central de atendimento exclusiva para dúvidas, sugestões e reclamações. O número é (61) 3120-9500.

Como fica a questão das gratuidades?
Não há alteração.

*Com informações do BRB