BRB Mobilidade | Cadastramento do Passe Livre agora é 100% digital

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Medida vai reduzir filas nos postos e beneficiar mais de 523 mil estudantes registrados no sistema

Por Ian Ferraz 
O cadastramento dos estudantes aptos a receber o Passe Livre pode ser feito integralmente pela internet. A novidade faz parte das ações do Banco de Brasília (BRB), responsável pela solução, aos mais de 523 mil estudantes registrados. O registro e as informações necessárias estão disponíveis no site do BRB Mobilidade.
Para realizar ou atualizar o cadastro, o usuário deve inserir informações do RG, CPF e foto, que serão conferidas por servidores do BRB Mobilidade. Com a mudança do sistema, os estudantes não precisam mais homologar documentos nos postos de atendimento, como a apresentação de declaração escolar, por exemplo.
“Essa é a principal novidade que a gente traz para o início do ano letivo, ou seja, permitir que os estudantes façam todo o processo de cadastramento no site do BRB Mobilidade, levando todos os documentos para dentro do site sem precisar ir a nenhuma loja levar a documentação. A ida a uma loja é estritamente para buscar os cartões dos novos estudantes. Os antigos vão fazer a atualização das suas informações no site e nem na loja vão precisar ir”, explica o presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa.
A expectativa é que a digitalização do processo reduza drasticamente as filas nos postos físicos e resolva a maior parte dos atendimentos de forma digital, facilitando todos os processos. A perda do documento implica hoje um custo de R$ 19,25.
“Nesse período [do ano] há atraso no fornecimento do cadastro pelas próprias escolas ou diferenças de informações. Então decidimos que os estudantes vão começar o ano letivo com 30 dias de cartão desbloqueado. Isso é para que eles possam fazer esses ajustes e correções sem ter nenhum impacto no funcionamento do próprio cartão”, acrescenta Paulo Henrique Costa.
Novo gestor
Em 4 de novembro de 2019, o BRB assumiu o processamento do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do Distrito Federal, antes pertencente ao extinto DFTrans. Com a migração da solução de bilhetagem, o usuário passou a ter à disposição uma rede ampliada de recarga, com 73 postos de atendimento, um novo aplicativo Mobile (APP) – BRB Mobilidade, além de uma central exclusiva de atendimento telefônico (61 3120-9500) para dúvidas, sugestões e reclamações.
A transferência para o banco do sistema de processamento do SBA possibilitará, também, a redução de fraudes e proporcionará ganho de eficiência operacional à atual solução. Com todas as ações previstas, o BRB Mobilidade estima uma diminuição em fraudes na ordem de R$ 300 milhões, ao longo dos próximos quatro anos.
BRB Mobilidade
Para realizar o cadastro os estudantes devem acessar o site do BRB Mobilidade​ e informar o CPF próprio e não dos pais e/ou responsáveis e demais dados como nome completo, CEP, telefone, entre outros. O site contém acessibilidade em libras e, além do cadastro, é possível tirar dúvidas, solicitar 2ª via do cartão, trocar instituição, liberar o cartão e consultar o local de retirada dele.
O Passe Livre é destinado a estudantes do ensino superior, médio e fundamental da área urbana, inclusive alunos de cursos técnicos e profissionalizantes com carga igual ou superior a 200 horas-aula, reconhecidos pela Secretaria de Estado de Educação do DF ou pelo Ministério da Educação. Também têm direito ao cartão alunos de faculdades teológicas ou de instituições equivalentes os quais residam ou trabalhem a mais de um quilômetro do estabelecimento em que estejam matriculados.

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...