Cerimônia de Troca da Bandeira Nacional reúne público recorde

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Evento foi promovida pela FAB em parceria com a Secretaria de Turismo.

 

Por Lucíola Barbosa

Um público de aproximadamente seis mil pessoas acompanhou, na manhã deste domingo (6), a solenidade de substituição da Bandeira Nacional, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A cerimônia foi coordenada pela Ala 1, que homenageou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrado no dia 23 de outubro. Entre as autoridades, prestigiou o evento o vice-governador Paco Britto. “Eu venho sempre que possível. Cada dia mais, (a solenidade) está mostrando o aumento do civismo que estamos resgatando dessa população”, frisou, referindo-s e ao aumento do público a cada evento.

Paco parabenizou também o trabalho que a Secretaria de Turismo do DF (Setur) está fazendo nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). “Principalmente, por esse apoio, que vem aumentando (o interesse na população) em prestigiar as forças armadas”, elogiou, referindo-se ao fato de o Governo do Distrito Federal transformar a solenidade da Troca da Bandeira em um produto turístico, trabalho iniciado no começo deste ano. Trata-se do programa “Manhã Cívica-Brasília: o Brasil começa aqui”, realizado uma vez por mês, na solenidade da Troca da Bandeira pela Setur e parceiros.

Moradora do Guará, a cozinheira Brasileide Alves Costa, 58 anos, entendeu o recado e disse não perder uma cerimônia. “Amei a solenidade de hoje. Essa é a quarta vez que venho, e trouxe a família toda: filhos, netos. Não é à toa que tenho esse nome Brasileide. Tudo a ver com meu Brasil”, disse, divertida.

Militares na Troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes

O comandante da FAB, tenente-brigadeiro Bermudez, destacou que a solenidade deste domingo foi especial, pois, no mês de outubro, a FAB comemora o primeiro voo do 14 Bis, feito por Santos Dumont, pai da aviação. Além disso, completou, a apresentação dos militares pode despertar vocações. “Esse evento interage com a comunidade e o público. É um momento especial”, valorizou.

Convidado pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio/DF), Francisco Maia, o vice-governador Paco Britto visitou os estandes do Sistema S, dispostos no gramado em frente ao espaço onde foi realizado o desfile. A Fecomércio levou para o evento um grupo de diretores de 12 estados. O objetivo é que eles conheçam o Turismo Cívico da capital. “A cada Troca traremos mais pessoas que trabalham com Turismo Social nos outros estados, para que eles tragam para Brasília grupos de turistas interessados no Turismo Cívico“, adiantou.

Entre outras atrações da manhã cívica, além da tradicional troca da Bandeira, acompanhada pela salva de 21 tiros de canhão, houve a famosa demonstração da Esquadrilha da Fumaça; exposição de materiais militares; sobrevoo de aeronaves de caça – que rasgaram o céu de Brasília após o anúncio feito pelo cerimonial sobre os “voos mais seguros”; apresentação dos Cães de Guerra e da Banda de Música da Ala 1; além de atividades oferecidas para o público infantil e adulto, pelo Sesc, Caesb, TCB, e Sistema Fibra.

Entre as atrações da manhã cívica houve a famosa demonstração da Esquadrilha da Fumaça;

No desfile, a tropa contou com o Grupamento de Batedores do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília; Banda de Música da Ala 1; Grupamento de Bandeiras Históricas; Esquadrilha de Honras Militares Santos-Dumont e dois grupamentos de representação de militares, sendo um deles formado por Aeronavegantes.

Feira
Dando continuidade à agenda, o vice-governador esteve na Asa Norte, na quarta edição do Eixo Agro, entre as quadras 208 e 209 Norte. Cerca de 80 produtores rurais e artesãos do Distrito Federal se reuniram, levando produtos diretamente da área rural do DF para o Plano Piloto. O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do DF.

Agência Brasília

Mais lidas

Arthur Lira: O catalisador da mudança
Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
...