CLDF: Novatos já adotam a velha política do Toma lá dá Cá

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Políticos insistem no ‘toma-lá-dá-cá’.

 

Por Josiel Ferreira

Apesar do discurso contra a velha política, o toma lá dá cá e outros clichês são usuais como pauta por parte de alguns deputados distritais em primeiro mandato.

Os novatos têm procurado as velhas raposas para liderar o grupo. O apetite por cargos, indicações para administrador regional, o coordenador da regional de ensino, dirigentes de hospitais e além de delegado-chefe da cidade onde exercem influência política são algumas das reivindicações do bando.

Muitos criticavam na campanha eleitoral, o apetite por cargos, repasses e jeitinhos. Mas parece que esqueceram e mesmo com 17 novos distritais, sendo 16 em primeiro mandato, a velha pratica continua “Farinha pouca, meu pirão primeiro”.

O Diário Oficial do Distrito Federal vêm funcionando a conta-gotas, o governador Ibaneis Rocha (MDB), se vê na obrigação a ceder já no final de ano.

Nos bastidores, corre à boca pequena dentro da CLDF que um ex-líder do governo na gestão de Rollemberg, foi cooptado pelo grupo para liderar e cobrar de Ibaneis as reivindicações da assembleia e já bateu o pé a ponto dar piti.

O recado já foi dado ao governador e a pressão tem sido grande em torno das nomeações.

Ibaneis já começou a ouvir os distritais e tudo indica que mudanças estão por vir e terá que fazer malabarismo para dar voz aos distritais que cobram pelo apoio em 2019.

Vale lembrar, que devemos separar o joio do trigo. Alguns deputados novatos querem implementar uma nova forma de fazer política e fugir do chamado “toma lá dá cá”.

A pergunta que se faz é : fala-se muito em “nova política”, um contraponto ao que seria a velha política derrotada nas urnas. O que mudou?

Mais lidas

Ibaneis Rocha anuncia candidatura ao senad...
Desdobramentos: Caso do tio levado a banco
Ataque do dono do X (Twitter) ao STF: Cens...
...