COVID-19// SindSaúde solicita ao GDF incremento de 50% no valor de TPD para servidores da saúde

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Por Toni Duarte

 

O SindSaúde-DF formalizou, em ofício entregue à Secretaria de Saúde do DF nesta terça-feira (28), uma solicitação para que os servidores da Saúde, em atuação direta no enfrentamento e atendimento dos pacientes infectados pela COVID-19, tenham incremento na remuneração do Trabalho em Período Definido (TPD) de 50% (cinquenta por cento).

No documento, assinado pela presidente Marli Rodrigues e direcionado ao secretário Francisco de Araújo, o SindSaúde explica que com o avanço da pandemia de COVID-19 e o agravamento da necessidade de carga horário dos servidores para atender à população, intensificou-se o debate da necessidade de valorização das categorias.

A presidente Marli lembra que, diariamente, esses trabalhadores lidam com o lado mais sombrio e perigoso da doença, enfrentando jornadas desgastantes e o cansaço inerente ao desempenho de suas atribuições.

No último boletim da Secretaria de Saúde do DF, em 27 de julho, o balanço aponta que ao todo, entre trabalhadores da rede pública e privada, já são 3.688 profissionais de saúde contaminados por coronavírus.

Desse total, 16 perderam a vida após contato com a doença.

Desgaste
“A pandemia já dura mais de quatro meses, os servidores estão exaustos e muitos adoecendo e outros até foram a óbito. Então, é preciso se tornar mais justa a remuneração pela hora extra trabalhada para estimular o funcionário, que é fundamental no enfrentamento da doença, e garantir a assistência digna ao paciente vítima da COVID-19″, alerta a presidente.

“Precisamos que o Governo do DF tome essa providência urgente e aguardamos uma resposta a esse ofício entregue ao secretário de Saúde. Acreditamos nessa sensibilização e na valorização do servidor”, finaliza Marli.

No documento, o sindicato lembra ainda que: “uma vez implementada, esta importante medida alcançará profissionais diariamente comprometidos com a recuperação dos pacientes que tiveram contágio da COVID-19, tais como podemos exemplificar:

AOSD´s: Padioleiro, Lavanderia, Laboratório, etc;
Assistentes Sociais;
Auxiliares e Técnicos de Enfermagem;
Enfermeiros;
Médicos;
Motoristas;
Nutricionistas;
Técnicos Administrativos;
Técnicos de Laboratório;
Técnicos em RX;
Dentre tantos outros.”

 

Fonte: www.radardf.com.br

Mais lidas

Pepa (PP) recebe alta após mal-estar
Plataforma X se rende: Compromisso de cump...
Vídeo: Clube de luta clandestino descobert...
...