Detran lança Operação Boas Festas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Com o início das festas e confraternizações de fim de ano, alguns motoristas acabam assumindo a direção de seus veículos após o consumo de bebida alcoólica colocando em risco a segurança no trânsito da cidade. Por isso, o Departamento de Trânsito (Detran) deu início, na noite de domingo (1º), à Operação Boas Festas, que segue até 1º de janeiro de 2020.

A ação consiste na atuação das equipes de fiscalização em dias, locais e horários estrategicamente mapeados, pela Unidade de inteligência do Detran (Unint), para realizar flagrantes de alcoolemia. O objetivo é retirar esses condutores de circulação e evitar que eles provoquem acidentes de trânsito.

Balanço
No primeiro dia de operação, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito realizou blitzes na Asa Sul, Asa Norte e Grande Colorado. Das 185 abordagens realizadas, 23 condutores estavam dirigindo sob a influência de álcool, sendo que dois deles foram levados para a Delegacia de Polícia por apresentar índice de alcoolemia considerado crime. Outros 17 eram inabilitados, seis estavam com a CNH vencida e um com o direito de dirigir suspenso. Ao todo, 48 veículos foram removidos para os depósitos do Detran.

Operação Boas Festas
A Operação Boas Festas contará com um total de 540 ações de fiscalização espalhadas pelas vias urbanas de todas as regiões administrativas do DF. Elas serão distribuídas conforme quadro abaixo:

Ações Quantidade
Ponto de demonstração 270
Patrulhamento ostensivo 180
Operação Blitz 90
Total 540

Para viabilizar a ação, a Unint mapeou áreas e estabelecimentos onde há maior consumo de bebida alcoólica por condutores, considerando que em dezembro ocorre um aumento significativo de eventos festivos e confraternizações de fim de ano. Com base nesse levantamento, a Diretoria de Fiscalização fará as operações. As equipes terão o apoio de guinchos, motocicletas, empilhadeiras e também da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) operando a aeronave e os drones do Departamento.

Segundo o coordenador de Policiamento e Fiscalização da Região Metropolitana, Wesley Cavalcante, nesta época do ano, muitas pessoas estão de férias, por isso, muitos condutores colocam em risco a sua vida e a dos demais usuários das vias, ao consumir bebidas alcoólicas e assumir a direção de um veículo. “A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran está atenta a esta demanda de final de ano. Muitas pessoas pensam que não haverá fiscalização e que podem beber e dirigir. O ideal seria que o condutor não fizesse isso, mas para aqueles que apostam na impunidade, estamos agindo”, enfatiza o coordenador.

Agência Brasília

Mais lidas

Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
Transforme sua saúde: Bioimpedância acessí...
SES-DF amplia leitos de UTI pediátrica: Pr...
...