Detran: Prazo para renovação de CNH e regularização de veículos é adiado

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, por tempo indeterminado, os prazos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para recursos de multas, regularização de documentos e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças estão na Resolução 782 do conselho, publicada na quarta-feira (24/6).

A medida foi adotada em função da pandemia mundial do novo coronavírus e vale para todo o território nacional. Como diferentes serviços voltados ao condutor foram suspensos diante da necessidade de isolamento social, o Contran optou por adiar as cobranças contidas na lei. Veja como fica:

Multas

Está interrompido, por tempo indeterminado, o prazo para o condutor multado fazer a defesa da autuação. Assim como para entregar o recurso de multas e identificar o condutor responsável pela infração.

Suspensão e cassação da CNH

Quem responde a processo de cassação da carteira ou suspensão do direito de dirigir, também está contemplado.

Fiscalização

Em relação à fiscalização de trânsito, os agentes não devem cobrar o Certificado de Registro de Veículo (por motivo de transferência de propriedade e mudança de domicílio ou residência). O prazo para o proprietário antigo realizar a comunicação de venda do veículo ao Detran está suspenso. Mas atenção: isso só vale para quem se mudou ou vendeu veículo de 19 de fevereiro de 2020 para cá.

Registro e licenciamento

Permanecem interrompidos os prazos relativos ao registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não estivessem expirados em 20 de março de 2020. Nesses casos, o proprietário pode circular em todo o território nacional apresentando apenas a nota fiscal de compra.

Habilitação 

O condutor cuja habilitação venceu a partir de 19 de fevereiro deste ano, não poderá ser multado. Assim como aqueles que, na mesma data, possuíam apenas a Permissão para Dirigir ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor. Os cursos especializados também permanecem válidos até que passe a pandemia.

Atendimento Detran

Se ainda assim o cidadão precisar resolver pendências relativas ao veículo, o Detran tem a opção de atendimento on-line. Desde 1º de junho, o usuário tem a opção de agendar o horário para ser atendido pessoalmente. Veja como:

Canais oficiais para realizar agendamento de serviços

Site oficial do Detran-DF: www.detran.df.gov.br;
Portal de Serviços: www.detran.df.gov.br -> clicar no ícone Portal de Serviços;
Central de Atendimento ao Cidadão: telefone 154 (para quem está no Distrito Federal) e (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF).

Tipos de serviços e como agendar 

– Veículos, Habilitação e Penalidades
Site, portal ou 154
– Vistoria e Biometria
Exclusivamente pelo site
-Inspeção veicular (para regularização de alterações de características nos veículos)
Por e-mail: [email protected] ou pelos telefones (61) 3905-5958 e 3905-5951
– Protocolo
Drive thru (no Detran Sede e Setor de Cargas).
– Liberação de veículos apreendidos
Depósito Asa Norte: [email protected];
Depósito Taguatinga: [email protected];
Correio Web

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...