DF é avaliado como ótimo em Ranking Internacional de Transparência

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Palácio do Buriti, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 4/10/2017 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

 

O Distrito Federal foi avaliado como “ótimo” em relação à transparência dada às contratações emergenciais realizadas no combate ao novo coronavírus, ocupando o segundo lugar em frente aos estados brasileiros.

O Ranking Transparência Internacional/Brasil analisou todo o cenário nacional, focando em portais oficiais e criados pelos governos a fim de prestar informações sobre as ações realizadas no combate à Covid-19. No caso do DF, a avaliação foi focada no Portal Covid-19, que é gerido pela Controladoria-Geral do DF.

A pontuação alcançada fez com que o Distrito Federal fosse um dos quatro classificados como ótimo (98,7 pontos). O resultado é uma pontuação de 0 a 100 em que os mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima”. Ocupa o primeiro lugar o estado do Espírito Santo, seguido do DF e do Ceará, empatados em segundo lugar.

Contratações emergenciais

Segundo a própria organização não-governamental, foram avaliados “os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais que trazem informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil.

A meta agora é trabalhar em alguns detalhes sobre a identificação dos solicitantes de acesso à informação, a fim de alcançar os 100 pontos e garantir ainda mais eficiência aos dados divulgados pelo Distrito Federal. É uma determinação do GDF seguir trabalhando para que toda a sociedade participe ativamente e receba as informações necessárias sobre as ações realizadas em prol da população”, afirma o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

Além da atualização contínua dos sites oficiais do Governo, o GDF também disponibiliza para acesso web e mobile o Portal Covid-19, onde estão divulgadas informações sobre contas, paineis de dados e orientações sobre como proceder nos casos de suspeita.

O site é monitorado e atualizado ao longo de todos os dias pela Controladoria-Geral do DF e conta com o auxílio permanente das secretarias de Comunicação, Saúde, Segurança Pública e da Casa Civil. Não é preciso se cadastrar para acessar as informações. Elas estão disponíveis para qualquer cidadão.

Critérios

O Ranking Transparência Internacional/Brasil avaliou o DF e os outros estados e municípios, coletando informações nos sites oficiais e nas redes sociais dos governos entre os dias 15 a 18 de junho. A Transparência Internacional é uma organização não-governamental destinada ao combate à corrupção e atua para promover a conscientização e a participação do cidadão para o controle social da corrupção. (Com informações da CGDF)

Mais lidas

Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
Transforme sua saúde: Bioimpedância acessí...
SES-DF amplia leitos de UTI pediátrica: Pr...
...