Festival de Curtas das Escolas Públicas chega à 5ª edição

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Nesta quarta-feira (03/04), acontece o lançamento do 5º Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal – homenagem à professora Ghiza Pôrto.

O evento, aberto ao público, será às 9h, no Espaço Israel Pinheiro, localizado na Praça dos Três Poderes. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação com Secretaria de Cultura, por meio da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas.

Entre os objetivos do festival, destaca-se a oportunidade de dar visibilidade à produção audiovisual dos estudantes da rede pública de ensino do DF  e contribuir com a formação do público em relação à linguagem cinematográfica.

Podem participar todos os estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do DF que estejam cursando o ensino fundamental – séries finais (6º ao 9º ano); ensino médio regular, educação profissional ou educação de jovens e adultos (EJA).

Para se inscrever, o estudante precisa apenas de um celular, de uma câmera ou filmadora digital. A produção cinematográfica – ficção, documentário ou animação – deverá ter até cinco minutos de duração.

Não serão aceitos filmes institucionais, publicitários, propaganda política partidária ou que contenham teor pornográfico, cenas explícitas de violência, apologia ao uso de drogas, consumo de cigarro ou bebidas alcoólicas. A abordagem poderá ser  livre – para premiação geral – ou trabalhar o tema “a escola que temos, a escola que queremos”.

Categorias
As produções audiovisuais vão concorrer a dez categorias. Montagem, direção, fotografia, roteiro, desenho de som, ator, atriz, abordagem do tema e melhor filme serão avaliados pela comissão julgadora. Outra votação vai definir o melhor filme pelo júri popular.

Os 30 filmes mais bem avaliados serão exibidas no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de ficarem disponíveis nos sites oficiais das secretarias de Educação e de Cultura do DF.

Os estudantes vencedores ganharão troféus e vão participar de oficinas voltadas para a área do audiovisual, oferecidas pelo Centro Universitário IESB, o IFB e a 70 MM.

O edital e o período de inscrições para o 5º Festival de Curtas serão divulgados no portal da SEEDF e nas redes sociais da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas / Canal E.

Serviço:
Data: 03/04 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Espaço Israel Pinheiro – localizado na Praça dos Três Poderes
Telefone: 3901-6917
Site: www.se.df.gov.br/festcurtas/

*Com informações da Secretaria de Cultura

Mais lidas

Desvendando a regularização: Live com Terr...
Transformando o DF: O homem por trás da mu...
Estreia imperdível: Brasília instrumental ...
...