FIM DAS FARRAS DAS “SUITES” NO HRG

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Onde médicos e enfermeiros faziam de leitos “moradias”, agora a população.pode ser atendida com maior qualidade de vida e dgnidade.

Por Josiel Ferreira

 

O Hospital Regional do Gama (HRG), que acolhe toda a população da região sul, Gama e Santa Maria, bem como todo o Entorno da Capital Federal, vivia uma situação, alem de ser sem precedentes, mais do que descabida, bastante constrangedora.

Ao menos 80 enfermarias foram transformadas em residências particulares, ou quartos de hotel,  utilizados por médicos e.enfermeiros fora do horário de serviço. Dormitórios sem quaisquer relações com o período de repouso durante os plantões.

Médicos e enfermeiros, que não querem pagar uma quitinete ou alugar, comprar um apartamento. Em sua maioria, eram doutores moradores de cidades de Goiás que transformavam leitos  do HRG em verdadeiros quartos de hotéis, inclusive com frigobares.

Ao mesmo tempo, a comunidade sofria com a  falta de leitos para internação. Pacientes passavam noites dormindo em cadeiras, quando não era no próprio chão.

A equipe da Superintendência de Saúde da Região Sul, sob o comando do Dr Allan Duailibe, a Diretora Verbena Lúcia e a Dra Katymara Godoy resolveram acabar com esse triste capítulo da história do HRG, que completa 53 anos. Segundo Dr. Allan o caso foi levado ao Ministério Público que acatou a denúncia e apura os fatos.

Apesar de todas as pressões sofridas, foi dado  um ponto final  na prática ilegal de certos profissionais da saúde do HRG.

A medida  proporcionou mais espaço e dignidade aos usuários e.acompanhantes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os leitos ocupados, irregularmente, voltaram a ficar à disposição dos pacientes.

As “moradias” ficavam  em sua maioria instaladas, principalmente,  nas enfermarias do setor de pediatria. Como consequência, crianças de todas as idades ficavam desalojadas.

Faltavam vagas para internação porque os leitos eram utilizados pelos profissionais da saúde.  Uma situação inaceitável sobre todos os aspectos.

Agora, a realidade é outra. O HRG, que passa por reforma no  Pronto Socorro e em outras instalações, segue rumo à uma nova era sob o comando do governo Ibaneis Rocha.

Confira nos videos abaixo, como eram alguns “quartos dos hóspedes”, regalias em detrimento de pessoas que agonizavam em em filas de espera para internação no HRG.:

 

 

 

Mais lidas

“Não há divergência que não possa ser supe...
Inaugurada tenda de acolhimento para pacie...
Mais de 40% dos contribuintes entregaram d...
...