GDF faz megaconscientização sobre Covid-19 para dar um basta ao crescimento da doença em Ceilândia-DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Por Josiel Ferreira e Mauricio Nogueira

 

O sábado (6) vai ficar marcado na história de Ceilândia. Para dar um basta no número crescente de casos e mortes da Covid-19, o Governo do Distrito Federal (GDF) mobilizou uma força-tarefa. A missão é a conscientização em massa dos ceilandenses sobre as medidas urgentes em relação ao combate da disseminação do novo coronavírus na cidade e região.

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, teve a iniciativa de dar um basta à alta incidência de Covid-19, implementando a megaconscientização dos ceilandenses. A ideia é evitar a tomada de medidas mais drásticas como o lockdown, que isolaria a cidade e a região do entorno com barreiras.

O vice-governador, Paco Britto, que acompanha de perto a ação em Ceilândia, informou ao Tudo OK Notícias que irá conversar logo mais com Ibaneis Rocha para iniciar a avaliação da importante medida, sempre reforçando que a intenção é evitar, o máximo possível, o lockdown.

13 órgãos envolvidos

A mega-operação do GDF é integrada por 13 órgãos unidos em ação a partir da manhã deste sábado. Terá como alvo a queda dos elevados números de mortes e casos confirmados da Covid-19.

Para tanto mobilizou com o apoio da Administração de Ceilândia, lideranças comunitárias, DF- Legal, do Departamento de Estradas e Rodagem (DER/DF), Diretoria de Vigilância Sanitária (Divsa), Secretaria de Transporte (Semob), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil do DF (PCDF),  Procon-DF; Detran-DF, Brasília Ambiental, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Governo do DF.

Há cinco carros de som que circulam com mensagens de conscientização, incentivando a população a definitivamente mudar os hábitos anteriores e colaborar em conjunto para a guerra contra a Covid-19 ser vencida.

Equipes do GDF conscientizam os ceilandenses, sobre a importância do uso das máscaras ao sair para a rua, com cinco carros de som. Mas também a necessidade de hábitos higiênicos de lavar as mãos com água e sabão. E estando longe de uma pia, utilizar o

álcool em gel para evitar a infecção em locais e ambientes rotineiros do dia a dia, como transporte, estações de Metrô, interior de ônibus. E, claro, evitar aglomerações, principalmente em bancos e locais de comércios já liberados por decreto pelo governador Ibeneis Rocha.

O diferencial é que o GDF mantém em atividade a megaconscientização deste sábado até a curva de incidência da doença parar de crescer e iniciar a queda nos casos de Covid-19. Ou seja não cessará enquanto não houver uma resposta positiva da população.

As equipes envolvidas na megaoperação iniciaram os trabalhos a partir das 6h30. Mais de 7 mil máscaras foram distribuídas nesta manhã de sábado.

 

Confira, abaixo, as imagens da megaoperação do GDF para conter a Covid-19 em Ceilândia:

 

Projeto Jesus Transforma

Além do trabalho realizado pelo GDF, a ação contou com a participação de entidades da sociedade. O Tudo OK Notícias entrevistou o pastor Paulo do projeto Jesus Transforma.

O projeto espiritual tem foco na recuperação de dependentes químicos. Neste sábado, pastor Paulo e colaboradores distribuíram kits higiênicos para as pessoas em situação de rua, que é composto por creme dental, sabonete e uma máscara higiênica.

Ele contou que, neste momento, está impossibilitado de fazer atendimentos, porque “não temos estrutura para saber se a pessoa tem ou não Covid-19”.

Segundo o pastor, o projeto entre outras ações, tem representantes nas ruas para poder amenizar esse impacto dessa pandemia. Além disso, na sede do projeto, às quartas-feiras, é servido café da manhã e, principalmente, é realizada a oração para levar a palavra de Deus às pessoas.

“A gente entende que a palavra de Deus pode ajudar nesse momento as pessoas que estão com medo, estão em casa, muita gente com medo de sair de casa e trazemos a palavra de Deus para a rua também, que sempre é forte. Não só o pão físico, mas o alimento espiritual”, ressalta.

O projeto está localizado no P-SUL, ETNT  33 /36 Bloco C, Ceilândia, e está em atividade há quatro anos, contou o pastor Paulo.

Lá estão 120 acolhidos em recuperação. Ele explicou que como é uma instituição religiosa não tem vínculos com o governo. “A gente recebe doações pessoas físicas, empresários e da sociedade em geral. Estamos sempre aberto para receber doações”, destacou.

 

Tudo OK Notícias pediu ao pastor para expressar palavras de conforto e de incentivo às pessoas, que, nesse momento, encontram-se em depressão, desempregadas e enfrentando as limitações e reflexos da pandemia da Covid-19.

O pastor afirmou que vai para rua  dizer que há esperança. E ela está em Jesus Cristo. Além do dinheiro para alimentar o corpo, é necessário também o alimento espiritual que é Jesus.

“Para aquela pessoa que está em casa, não sabe como será o dia de amanhã, o convite é se apegar a Jesus nesse momento. Ele é o nosso porto seguro. A pessoa que procura Jesus, mesmo em casa, com as igrejas fechadas, é só clamar o nome de Jesus, onde estiver, que com certeza, tendo fé, Jesus vai colher essa pessoa para resolver os seus problemas”, realçou pastor Paulo.

Mais lidas

Presidente do BRB recebe Medalha do Mérito...
BRB busca parceiro para unidade de cartão
CLDF e Sesc-DF: Parceria saudável para todos
...