História viva de Brasília, W3 Sul poderá ser uma rua de lazer

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Depois de investir na revitalização da W3 Sul, o governo do Distrito Federal quer levar a população do DF de volta à avenida comercial mais antiga de Brasília.

Nesta terça-feira (20), durante reunião com representantes do setor produtivo, no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha anunciou que vai criar um comitê para estudar a possível interdição da via para os carros aos sábados.

“Sempre imaginei a W3, desde que eu era criança, como uma rua de compras, lazer e encontro onde teríamos pessoas trafegando, além de carros, mas está na minha cabeça ainda; são coisas que penso quando deito minha cabeça no travesseiro e fico imaginando como melhorar a cidade”, ressaltou.

Segundo o governador, a ideia seria fechar a W3 Sul, inicialmente, na altura do Pátio Brasil e desviar o trânsito para a W4. “No sábado, temos facilidade de estacionar ali perto das quadras; nós criamos mais bolsões de estacionamento, se for preciso”, explicou. “Seria um projeto que transformaria a W3 numa rua de lazer para as famílias do DF, um lugar para as pessoas passearem, fazer compras, com restaurantes. Com isso, a gente retomaria a W3 com movimentação, com gente, com famílias”.

Testes

Ibaneis Rocha pretende implementar o projeto por um período inicial de testes durante as férias escolares, em janeiro e fevereiro de 2020, quando há menos movimentação de carros nas vias do DF. “Seria mais uma oportunidade para os brasilienses se divertirem”, ressaltou.

“Se não der todo final de semana, o fechamento seria quinzenalmente, o que ajudaria na reconstrução da W3, na valorização dos imóveis da região”, disse.

Ao lado do vice-governador Paco Britto e do secretário de Governo, José Humberto Pires, Ibaneis recebeu a nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codese-DF), um grupo formado por empresários de mais de 50 entidades de diversos segmentos da indústria e do comércio. De acordo com o governador, o conselho vai participar do comitê de estudos para a implementação das mudanças na W3 Sul.

Revitalização

Os empresários agradeceram ao governador a iniciativa de revitalizar a W3, que já foi o ponto de encontro da sociedade brasiliense.

A obra que está sendo feita nas quadras 511/512 Sul, experiência piloto para recuperar toda a via W3 Sul, se encontra em fase final de execução.

“Os comerciantes das duas primeiras quadras querem fazer um agradecimento formal por, nos cem primeiros dias, o GDF colocar aquele canteiro de obras na W3”, declarou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDL), José Carlos Magalhães Pinto. “A iniciativa não vai acabar nas duas quadras; vamos fazer toda a avenida”, completou.

O projeto de revitalização da W3 Sul é uma parceria entre o GDF e a CDL. O governo está arcando com a melhoria dos espaços públicos, enquanto, em contrapartida, os lojistas estão reformando as fachadas das lojas. As obras custaram R$ 1,8 milhão aos cofres do GDF.

Conselho

O Codese foi criado em março de 2017, por iniciativa da sociedade civil organizada, e tem o objetivo de participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e do entorno, a curto, médio e longo prazo.

“Queremos sim ajuda para governar a cidade, o que não tem sido fácil, mas fazemos com muita vontade”, afirmou o governador.

Durante a reunião, Ibaneis assinou um decreto em que cria o Comitê Intersetorial de Projetos. A missão é contribuir com o processo de idealização e elaboração de projetos básicos ou executivos para a realização de obras no DF. O comitê reúne órgãos do governo e representantes da sociedade civil organizada. O texto deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do DF (DODF).

Gizella Rodrigues/Agência Brasília

 

Mais lidas

Trânsito nos dias de comemoração do 64º an...
Senac-DF leva oficinas de gastronomia para...
Comércio em Brasília poderá funcionar no f...
...