Ibaneis convoca população para combater o feminicídio

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

“Temos que nos preparar para esse novo momento em que as pessoas partem para uma violência tão grande contra as mulheres”, afirmou Ibaneis.

 

Durante cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha chamou a atenção da população para o combate ao feminicídio. De acordo com o governador, a questão tem que ser muito estudada, mas já estão sendo feitas campanhas para aumentar o número de denúncias de casos de violência contra a mulher e várias blitz conjuntas para apreender pessoas em situação irregular.

Mesmo com a diminuição dos casos de violência no Distrito Federal, os casos de feminicídio estão se tornando mais evidentes. “Infelizmente esses crimes, principalmente contra as mulheres, vem aumentando muito. Isso é uma grande preocupação do governo. Nós estamos nos reunindo quase todos os dias para tentar encontra o motivo disso e o porquê isso vem acontecendo com tanta força”, lamentou o governador.

Ibaneis acredita que uma das motivações para os crimes são a crise econômica no país. Para ele, é importante ficar atento à recorrência da violência contra a mulher. “Esses crimes acontecem, na grande maioria das vezes, nos fins de semana, no fim do domingo, e temos que nos preparar para esse novo momento em que as pessoas partem para uma violência tão grande contra as mulheres”, afirmou.

“Agora é um momento diferente da segurança pública, onde, mesmo contratando mais policiais e abrindo delegacias, nós estamos vendo essa violência contra as mulheres”, explicou o governador. De acordo com ele, ocorrem reuniões frequentes e, nessa segunda-feira (9), se reuniu com a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, com o objetivo de trabalhar para intensificar as campanhas de combate à violência contra a mulher.

“Nós temos que saber, também, que esse crime, o feminicídio, o crime contra as mulheres, o crime sexual, é um crime que requer uma observação muito grande da população, além da denúncia. Nós convocamos a população a nos ajudar”, suplicou.

Educação

O governador falou, também, sobre o ensino do Distrito Federal. Questionado sobre a quantidade de alunos na rede pública de ensino, Ibaneis admitiu que existe um déficit grande de salas de aula, pois “muitos estudantes que, em virtude da crise, os pais estão retirando da rede privada”. Ele afirma, entretanto, que estão fazendo planejamentos na área de educação para 2020.

“Estamos em um momento diferenciado. Precisamos de muito investimento na educação e estamos buscando esses investimentos juntos ao governo federal. Nós precisamos suprir, hoje, no Distrito Federal, um déficit de mais de mil salas de aula. Precisamos ter um planejamento para encarar as aulas no anos que vem”, explicou Ibaneis.

Ele conta que foram feitas mais de 35 mil matriculas além do esperado mas, mesmo assim, todos foram atendidos. “Todos os alunos estão dentro das suas salas de aula, não faltaram professores, não tá faltando merenda e não tá faltando transporte. Eu acho que o principal neste momento é planejarmos. A ideia sempre foi trabalhar com as escolas em tempo integral e com os dias das crianças cheios, pois é assim que se faz educação”, finalizou o governador.  JBr

Mais lidas

Inscrições abertas para 17ª Copa Brasília ...
Governo brasileiro e redes sociais: Relató...
Idoso morto em banco: O que sabemos?
...