Ibaneis diz que o Programa Acreditar resgatará dez anos de governos esquerdopatas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Situação crítica, efeito de dez anos de comando de partidos de esquerda no poder da Capital Federal foram elencadas pelo governador, durante cerimônia de lançamento do Programa Acertar do BRB. Para ele, programa de microcrédito é grande instrumento para dar condições e esperança para microempreendedores se estruturarem e se tornarem médios e mais tarde grandes empresários.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou do lançamento da Programa Acreditar do Banco de Brasília (BRB) de Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), nesta quarta-feira (22) em Brasília. Em pronunciamento, ele aproveitou para frisar que o resgate e o orgulho do BRB está muito ligado o programa lançado hoje, que resgatará o microempreendedor, após dez anos marcados por governos esquerdopatas que são os responsáveis por sérios problemas enfrentados pelo atual governo do GDF, Ibandies fez questão de elogiar o presidente do BRB,  Paulo Henrique Costa, a diretoria e todos funcionários que acreditaram na proposta do banco de fomento do Distrito Federal.
Em pronunciamento no auditório do BRB,  na Asa Sul, durante a cerimônia de lançamento do produto do banco, Ibaneis Rocha aproveitou para deixar claro que os últimos dez anos no Distrito Federal colocou a cidade em grande dificuldade.
“Acabaram com o microcrédito, acabaram com o BRB, com a cidade, com a política, com quase tudo. Eu faço questão de dizer, os dez anos da esquerda no Distrito Federal foram dez anos de insucesso da política no DF, em todas as áreas, na educação, na saúde, na segurança pública, na infraestrutura, o respeito à política, a tudo e o que todos mereciam nessa cidade”, disse.
Fruto desses dez anos
Na visão de Ibaneis, o que se está fazendo é um resgate das mazelas praticadas ao longo de dez anos em que conseguiram destruir tudo. Ele elencou as empresas públicas. Citou como exemplo as dificuldades enfrentadas pela Companhia Energética de Brasília (CEB). O Metrô também está no pacote de órgãos a serem resgatados.
“Isso tudo é fruto desses dez anos. Em um ano, estamos tentando levantar a cabeça do brasiliense, mesmo contra a vontade de muitos. Mas nós sabemos a força do povo de Brasília, do nosso secretariado, dos nossos administradores, dos presidentes de empresa, dos deputados que nos defendem dentro da Câmara Legislativa, das medidas que nós precisamos adotar, a dureza das decisões que precisamos tomar. Mas nós sabemos aonde nos queremos chegar. O futuro das nossa cidades das nossas vidas, famílias, e o nosso próprio futuro depende das decisões que nós temos que tomar hoje”, acentuou.
Segundo ele as medidas para resgatar Brasília não podem ser adiadas. “Durante dez anos elas foram adiadas e colocaram Brasília exatamente onde ela está. E é exatamente o que a grande maioria das empresas de televisão, dos jornais retratam o caos dessa cidade e retratam com razão. O caos se instalou em Brasília e resgatar o caos não é fácil para um governo sem recurso. O que nós estamos resgatando em Brasília é resgatar um caos de dez anos. E isso que tem que ser lembrado quando se toma as duras decisões.”, argumentou ibaneis Rocha.
Resgate de pessoas
Para o governador, o programa de microcrédito pensado pelo presidente Paulo Henrique Costa, vem exatamente de uma linha de quem conhece os mais pobres. “O programa de microcrédito mais bem desenvolvido desse país foi feito pelo ex-presidente Nelson, presidente da Caixa Econômica Federal, ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil, que atende as famílias das pessoas mais carentes do interior do Nordeste. E resgatou milhares de pessoas da pobreza.”
 O governador do DF que foi a partir da experiência do BNB, que foi construído programa de microcrédito do BRB. O resultado da injeção de microcrédito nos pequenos negócios das famílias nordestinas foram muito importantes para o desenvolvimento regional.
Ele lembrou que o Nordeste está em todo o lugar. E, claro, em Brasília não é diferente.
Além disso, Ibaneis também observou que Brasília não vive do Plano Piloto. E, sim, segundo ele, “vive das milhares de pessoas que estão a 40 quilômetros, na pobreza, nas nossas cidades”.
“São essas pessoas que precisam ser resgatadas e viver com dignidade, assim como os que vivem aqui no Plano Piloto. E para essas pessoas que vão ser atendidas nas nossas secretarias, das agências, junto com os correspondentes que nós criamos, eu e Paulo, esse programa de microcrédito. É para dar oportunidade a essas pessoas como eu vi o BNB dar oportunidade àqueles pobres da região do Nordeste, onde eu vi a pequena empreendedora comprar uma máquina de costura para poder fazer a roupa e vender na feira. Onde eu vi o pequeno empreendedor rural comprar dez cabritas para poder montar sua criação”, lembrou o governador.
Ibaneis Rocha entende que o programa de microcrédito do BRB ajudar a resgatar a dignidade de milhares de pessoas que não sabem por onde começar. E, ainda, aqueles já começaram não sabia como guiar a sua vida. “Eu confio muito, Paulo. E eu tenho a certeza que você vai chegar à metade desse ano e vai dizer: “Governador, batemos a nossa meta e precisamos colocar mais dinheiro, porque o microcrédito superou as nossas expectativas. Esse é programa que vai ajudar a empregar as pessoas da nossa cidade.”
Desemprego
Sobre o momento em que o desemprego incomoda muito a todos os brasiliense, Ibaneis afirmou que Brasília, precisa sair do mapa do desemprego, que “os dez anos de descaso a colocaram.
Ele arguentou que a falta de emprego é fruto de dez anos de irresponsabilidade dos governantes que só pensaram em se manter na política e que graças à  população não conseguiram ficar.
“Mas chegou a hora de tomarmos decisão dura, de mostrar para a população que administrar é coisa séria, que não existe almoço grátis, que de algum lugar está saindo dinheiro, que o dinheiro sai exatamente de quem trabalha e paga impostos. E que esse dinheiro de quem paga impostos tem que ser respeitado. E que política se faz com “P” maiúsculo, olhando no olho e dizendo porque se tomou as decisões. E essa polítca que eu estou do lado de vocês, deputados distritais, para fazer no Distrito Federal.”
Transporte público
Ibaneis ainda enfatiza que tem ouvido discurso fácil de que o transporte público não presta. Ele questiona onde estavam esses críticos quando foi assinada a licitação que levou a essa situação de hoje.
“Quem fez essa licitação não fui eu, não. Quem inventou essa tal de tarifa técnica não fui eu. Eu estudei nessa cidade. Eu vim para cá pobre. Eu paga 30% da minha passagem. Resolveram dar gratuidade para todo mundo. Não fui eu que inventei dar passe livre para todo mundo. Alguém paga essa conta. Essa conta tem que ser ajustada. Agora, é muito fácil dizer: ‘Brasília tem um péssimo sistema de transporte’. Há quantos anos existe esse péssimo sistema de  transporte. Ele sempre existiu nessa cidade. E quem fez alguma coisa para esse transporte melhorar?”, questionou Ibaneis Rocha.
 Sobre a questão do Metrô, o governador lembrou que só se vivia greve em cima de greve e aumento metroviário e todo mundo apoiando.
“E a coragem para tomar a decisão política de conceder o Metrô para a população que precisa de transporte melhor? Só o nosso governo teve coragem de fazer”, ressaltou o governador.
Também citou o enfrentamento com coragem em relação às empresas de transporte para que elas colocassem os ônibus com portas dos dois lados, sobre pena de cancelar o contrato.
“E os ônibus estão rodando já. A licitação vai ser feita. O secretário já foi determinado a isso. Agora, não se muda dez anos de descaso da noite para o dia. Alguns vão lá. Discurso fácil, dizer que está ruim. Eu tenho certeza que está. Tanto que fui eleito para mudar. Se estivesse bom a esquerdopatia continuava no poder. Mas o povo tirou. Esse governo veio para mudar e vai mudar. Mudamos o BRB, estamos mudando o governo e vamos mudar Brasília”, ponderou o governador.
Ibaneis desejou felicidade para todos aqueles serão contemplados com o microcrédito. O microcrédito como coloca o Paulo é só uma porta de entrada. Pagou o primeiro, vai aumentando, vai subindo vai se tornando um grande empresário. Não precisa mais do microcrédito, tem a porta de saída para o grande financiamento, tem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para ajudá-lo. Tem o Desenvolve DF que foi aprovado pela Câmara Legislativa para fazer ele crescer. Isso vai fazer com que Brasília gere os empregos que são necessários para tirar essa população da dificuldade porque passa.”
É preciso investir no pequeno 
O presidente em exercício da Câmara do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso (Republicanos)  no lançamento do Programa Acreditar de Microcrédito Produtivo Orientado (MPO) contou que há 10 anos entregava 116 cartas de créditos no valor de R$ 800 mil, num programa, quando atuava como secretário do Trabalho no Distrito Federal. Segundo ele, o programa foi lançado em 2009 chamado Banco do Povo.
No primeiro ano do lançamento foram entregues R$ 15,7 milhões em cartas de crédito atendendo mais de 2 mil microeempreendedores no Distrito Federal. Após o término do mandato do governo, aqueles que assumiram depois, simplesmente, acabaram com esse projeto. “Deram uma nova roupagem, mas não chegando a essa pujança na época quando foi criado”, frisou.
Delmasso afirmou que o governador Ibaneis Rocha resgata a esperança daqueles que são os maiores geradores de emprego e renda do Distrito Federal que é o micro e pequeno empreendedor. “80% das vagas de emprego no DF estão vinculadas ao micro e pequeno empreendedor. São eles quem movimentam a economia do DF e dão a sustentação para o médio e grande empresário.
O parlamentar parabenizou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, pela visão de futuro em investir no pequeno para sustentação ao grande. Além disso, traz alternativa para quem tem uma grande ideia mas não tem recurso necessário para abrir o negócio.
“Parabenizo o BRB. Você presidente começou a fazer uma grande revolução primeiro atendendo a direção do nosso governador, reduzindo a taxa do financiamento imobiliário, obrigando aos grandes adequar entre aspas àquilo que o pequeno fez. O BRB desde o ano passado resgata não só a autoestima mas de fato para aquilo que o BRB foi criado que é não só um banco de fomento, mas um banco de orgulho para todos os brasilienses ou aqueles que escolheram Brasília para ser a sua cidade e estarem com sua família”, enfatizou Delmasso.
Em relação ao desemprego, ele ressaltou que Brasília não pode ser considerada a capital do desemprego, nem a capital não olha para os menos necessitados, mas Brasília, sim, a capital de todos os brasileiros.
Confira a íntegra da entrevista concedida por Ibaneis Rocha os jornalistas.

 

Mais lidas

Brilho empresarial: Sesc homenageia lídere...
Conheça o Lago Oeste, refúgio turístico e ...
Deputado Pepa e Ibaneis firmam ampliação d...
...