No data was found

Ibaneis estuda unir secretarias de Educação e do Trabalho

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Após exonerar Rafael Parente da Secretaria de Educação e anunciar o secretário do Trabalho João Pedro Ferraz para o cargo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta terça-feira (20), que estuda unir as duas pastas em questão.

“Eu acho até que a gente poderia unir as secretarias. Transformar em Secretaria de Educação e Emprego. Porque as duas coisas estão juntas. Mas isso está em análise, porque eu também não tenho pressa”, afirmou Ibaneis.

O governador tem como objetivo militarizar as escolas do DF e João Pedro Ferraz assume a Secretaria de Educação sob esta determinação. Ibaneis assinará nesta terça decreto de criação de escolas totalmente militarizadas no DF a partir de 2020. “Aí sim, somente com militares. O projeto já está em andamento”, informou.

O assunto que envolve a intervenção da Polícia Militar no ensino público do DF tem levantado polêmicas, desentendimentos e declarações firmes. Após sofrer represálias por anunciar a militarização em escolas que não querem ter a PMDF no comando, Ibaneis afirmou que “não adianta ficar com muita democracia interna e pouca decisão”.

“Democracia serve até o momento em que você toma a decisão. Quando a decisão é tomada, você tem que executar”.

Militarização

Nós últimos dias, alguns colégios passaram por votação para decidir se a Gestão Compartilhada (em divisão com a Polícia Militar) passaria ou não a ser o modelo de administração. Duas escolas, CEF 407 de samambaia e Gisno, da Asa Norte, foram contrárias à intervenção da PM.

No entanto, Ibaneis passou por cima da votação e disse que implementaria, sim, a militarização nas instituições, e que a votação tem apenas caráter consultivo. A decisão foi o que causou o desentendimento de Rafael Parente com o chefe do Palácio do Buriti.

Rafael Parente foi exonerado em reunião com Ibaneis na última segunda-feira (19). O clima não foi nada amistoso. O agora ex-secretário afirmou que o governador lhe fez um “favor” e disse que não voltaria atrás da decisão.

No mesmo dia, Ibaneis travou discussão com o deputado distrital Fábio Felix (PSOL). Na conversa, o governador chegou a recomendar: “a Câmara que fique com seus esquerdistas”.

Contrário à militarização, Félix exige que o governador respeite a escolha das escolas Gisno e CEF 407 de Samambaia. As duas instituições reuniram pais, alunos maiores de 13 anos e professores para votar sobre o assunto, e a maioria decidiu que não queria a intervenção da PMDF.(JBr)

No data was found

Mais lidas

Richarlison fala sobre como a depressão qu...
Agência amiga: Verba pública dispara
DF comprometido: Ação contra desmatamento ...
...