Ibaneis publica decreto para liberar parques e templos religiosos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF deste sábado e passa a valer em 3 de junho.

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou neste sábado (30/5) decreto que autoriza a reabertura de parques e templos religiosos. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF e as medidas entram em vigor em 3 de junho.

Com a nova norma, os parques sob gestão do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), além do Parque da Cidade ,passam a funcionar entre 6h e 21h com a proibição de qualquer tipo de comércio, inclusive ambulantes. Os equipamentos de musculação e setores de áreas coletivas são proibidos, além do uso de banheiros e bebedouros.
No Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek a circulação de veículos será proibida, “exceto para deslocamento até os estacionamentos 4 e 5, devendo-se converter as vias internas em pista para pedestres e ciclistas, sob organização e supervisão do Detran”, informa o texto. A fiscalização dentro dos parques será de responsabilidade da Secretaria de Esportes do Distrito Federal, do Instituto Brasília Ambiental e ads respectivas administrações dos parques.
O funcionamento de cultos, missas e rituais será autorizado apenas para locais com capacidade para mais de 200 pessoas. Os estabelecimentos deverão disponibilizar na entrada  álcool em gel 70% para higienização de mãos e calçados. A demarcação de lugares também será adotada, com afastamento mínimo de um metro e meio de uma pessoa para outra. Idosos com idade superior a sessenta anos, crianças com idade inferior a doze anos e pessoas do grupo de risco não poderão frequentar esses locais.
Caberá aos templos religiosos realizar medição da temperatura na entrada e adotar protocolos sanitários de limpeza do local. A realização de cultos, missas e rituais são permitidas em estacionamentos, desde que as pessoas permaneçam dentro dos veículos com distância mínima de dois metros entre cada.

Confira os parques que poderão funcionar:

 1. Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek
2. Parque Ecológico do Paranoá
3. Parque Recreativo do Gama (Prainha)
4. Parque Ecológico do Gama
5. Parque Ecológico Sucupira (Planaltina)
6. Parque Ecológico do Lago Norte
7. Parque Ecológico da Asa Sul
8. Parque Ecológico Olhos D`água
9. Parque Ecológico Ezequias Heringer (Guará)
10. Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul)
11. Parque Ecológico de Águas Claras
12. Parque Ecológico do Riacho Fundo
13. Parque Ecológico do Areal (Arniqueiras)
14. Parque Ecológico Veredinha (Brazlândia)
15. Parque Ecológico do Cortado (Taguatinga)
16. Parque Ecológico 3 Meninas (Samambaia)
17. Parque Ecológico do Tororó
18. Parque Ecológico das Copaíbas (Lago Sul)

Mais lidas

DEADLY JOKE": O ápice da trilogia autoral ...
Centro de referência em síndrome de Down é...
IgesDF: Vaga aberta para Analista III
...