Paco Britto | Jornal do Guará comemora mil edições de muitas lutas vencidas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, fez questão de cumprimentar o jornalista Alcir Alves se Souza na importante data comemorativa fruto do trabalho que resultou no sucesso do pioneiro Jornal do Guará.

O número de mil edições ininterruptas do Jornal do Guará é uma façanha que não poderia passar em branco. Merece todas as homenagens e, claro, no caso, também o reconhecimento do Governo do Distrito Federal GDF.

A cidade sabe a importância do agora semanal jornal local e site que cumpre com sua missão precípua de informar, bem como prestar serviços de utilidade pública.

O responsável pela direção do jornal pioneiro do Guará, Alcir Alves de Souza, foi, justamente,  homenageado pelo GDF, nesta segunda (31).

O vice-governador, Paco Britto, presente ao evento, passou às mãos de Souza placa de comemoração pelas mil edições do impresso.

“Sei o quanto os veículos comunitários são vitoriosos e lutam, diuturnamente, para manterem seus blogs, seus jornais, muitas vezes, com recursos próprios. Mas só um jornal sério chega a mil edições”, destacou.

“Você, Alcir, enriquece não apenas o Guará, mas todo o Distrito Federal e, em meu nome e em nome do governador Ibaneis Rocha, trago os parabéns de toda a população da capital”, conclui paco Britto.

O Jornal do Guará foi inaugurado em março de 1983. Inicialmente como um informativo mensal até quando, em 2011, passou a circular semanalmente.

Souza, emocionado, recordou que passou por redações renomadas como Jornal do Brasil e da Folha de S.Paulo, mas “queria ter meu próprio jornal”.

E com trabalho, o jornalista obteve sucesso no difícil setor que escolheu ser empreendedor, cujos custos como preço do papel no processo de impressão sempre foram elevados e estratégicos.

Souza sempre acreditou no Jornal do Gaurá. “Mas dizer que eu imaginava que fosse chegar tão longe, isso não”, pontuou.

Para ser um case de sucesso contou com o filho, o também jornalista Rafael Souza, Alcir fez questão de seu produto ser gratuito, ao longo dos  38 anos.

Hoje, o semanário mantém o formato impresso em papel. Mas o informativo migrou para a internet em um endereço eletrônico e possui contas nas redes sociais. “A essência é a mesma, mostrar a cidade”, adiantou.

“Sabemos que a cidade mudou, é uma cidade mais completa, que busca qualidade de vida, antenada. Jornalismo é a história contada no momento, e agora contamos também na internet”, comemorou Rafael Souza.

Rafael foi incumbido de digitalizar e colocar as mil edições do Jornal do Guará no site. O objetivo foi tornar acessível aos leitores, internautas  e à população do Guará “a nossa história e a história da cidade, disponíveis para todos.”

Cercado por amigos jornalistas, representantes da maçonaria, do Rotary Clube e do Lions Clube do Guará, Alcir ouviu relatos de todos e sentiu emoção ao ser reconhecido e que seu trabalho não fora em vão.

“Quem é jornalista, sente que nasceu jornalista e sente necessidade de levar informação para as pessoas. E isso eu consegui graças ao Alcir, que me deu grandes oportunidades profissionais”, disse a jornalista Zuleika, do Blog da Zuleika.

Prestigiaram o momento histórico, além de Zuleika, os jornalistas Donny Silva, Delmo Menezes e Josiel Ferreira propritário do Tudo Ok Notícias.

Fotos: Vinícius de Mello

Mais lidas

Manifestação pró-democracia: Bolsonaro con...
Gracyanne Barbosa e Belo se separam após s...
Novos oficiais da PMDF: Prontos para o des...
...