Justiça determina que metroviários voltem ao trabalho nesta terça (19)

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Por decisão judicial, o metrô volta a funcionar normalmente amanhã. (19). No julgamento do dissídio coletivo de greve do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), nesta segunda-feira (18), foi determinado que a greve dos metroviários é legal e que eles devem retornar, sem pagamento de multa pelos dias parados. O Metrô-DF terá 90 dias para aplicar o reajuste salarial de 8,41% e até 12 meses para conceder os retroativos referentes ao ano de 2015. A decisão acontece 40 dias após o início da greve da categoria.

Além de determinarem prazos para o cumprimento do acordo firmado em 2015 entre a empresa e o sindicato que representa a categoria, juízes e desembargadores indeferiram o pedido de declaração da greve como abusiva, sendo considerada legal por haver uma explicação razoável para o movimento. “Não considero a greve ilegal. A paralisação, no momento, foi justificada, pois não houve o pagamento do reajuste acordado na convenção coletiva”, afirmou o relator do caso, desembargador André Damasceno. Ele também lembrou que os metroviários trabalharam durante a greve em eventos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os dias não trabalhados serão abonados e, caso descumprida a sentença, poderá haver multa ao sindicato e desconto no contracheque dos funcionários. O Sindicato dos Trabalhadores e Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetrô-DF) informou que fará uma assembleia geral ainda hoje, às 20h30, na Praça do Relógio, em Taguatinga, para repercutir a decisão judicial e afirmou que encaminhará a votação para o fim da greve, já que as reivindicações foram atendidas. JBr

 

Mais lidas

Polícia desmantela golpe de clonagem de si...
Deputados criticam atuação de Pacheco
Gracyanne Barbosa: Verdade sobre o término
...