Obras em Taguatinga entram na reta final

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Com concretagem, alargamento do viaduto da EPTG/EPCT está próximo de ser concluído, contribuindo para sensível melhora do trânsito.

 

As obras do alargamento do viaduto da EPTG/EPCT, em Taguatinga, avançam neste sábado (21) com a concretagem do tabuleiro. Foi montado um esquema para que cerca de 30 caminhões alimentem as três bombas de concreto que estarão funcionando simultaneamente na obra.

Para concluir todo o processo de concretagem da peça, serão feitas seis viagens de carga e descarga, cada uma com duração média de duas horas.

Cada caminhão-betoneira transporta cerca de 8 metros cúbicos de concreto e demora de seis a dez minutos para descarregar. Desta forma, a expectativa é que o serviço dure cerca de 15 horas ininterruptas.

Para o bom andamento do processo de concretagem e prevenindo falhas no serviço, os caminhões têm circulação livre pelas faixas exclusivas de ônibus da EPTG. Em caso de falha ou entupimento nas bombas, há uma reserva pronta para entrar em ação. Além disso, para evitar qualquer acidente, foi bloqueado o trânsito de veículos nas vias que passam por baixo do viaduto.

Benefícios

“Estamos satisfeitos com o ritmo dos serviços, e a expectativa é entregar o mais breve possível para a população“, avalia o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras, Sérgio Lemos “Depois do tempo de cura do concreto, daremos início à pavimentação asfáltica.”

A população também se manifesta satisfeita com a ação do GDF. “Todos os dias preciso pegar a EPTG para ir ao trabalho e todos os dias enfrento trânsito, engarrafamento e lentidão”, conta o professor de educação física Rodrigo Moura. “O alargamento do viaduto vem em boa hora para desafogar o trânsito”.

Trabalho intenso

As obras de expansão do viaduto da Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG) e da Estrada Parque Contorno (EPCT) foram retomadas em junho. Atualmente, os dois viadutos têm 60 metros de extensão, sendo três faixas em cada sentido, totalizando 20 metros de largura.

Após a finalização dos serviços, os viadutos serão unificados e passarão a ter 41,80 metros de largura. Serão 11 faixas para a circulação de veículos, sendo cinco faixas no sentido Plano Piloto e quatro no sentido Taguatinga, além de duas faixas centrais para ônibus com largura de quatro metros.

A conclusão do alargamento do viaduto vai desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que trafegam diariamente por este trechoSecretário de Obras e Infraestrutura, Izidio Santos

“A conclusão do alargamento do viaduto vai desafogar o trânsito para os mais de 135 mil veículos que trafegam diariamente por este trecho”, anuncia o secretário de Obras do DF, Izidio Santos. “Esta é apenas uma das obras para melhorar o trânsito de Taguatinga. Outras estão previstas para sair do papel.”

Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF)/Agência Brasília/Fotos: Cleber Batista

Mais lidas

Richarlison fala sobre como a depressão qu...
Agência amiga: Verba pública dispara
DF comprometido: Ação contra desmatamento ...
...