Pesquisa mostra que crédito consignado serve para devedor amortizar empréstimo mais caro

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Os empréstimos consignados são o fio de esperança de pessoas endividadas. Uma pesquisa da Empréstimofácil.com aponta, porém, que quase 40% dos usuários dessa modalidade de crédito, com juros mais leves em relação a outras opções, pegam o dinheiro para amortizar ou liquidar outras dívidas, de valor mais alto.

Por faixa etária, o grupo que mais se vale dessa alternativa para sanar débitos é o de pessoas entre 40 e 50 anos, seguido por aqueles com até 30 anos. A pesquisa também revelou que a finalidade menos utilizada para o empréstimo consignado são as férias, com apenas 1,9% dos entrevistados revelando essa intenção.

Como esse tipo de linha de crédito só é disponibilizada para servidores e funcionários públicos, já que o desconto das parcelas acontece diretamente no contracheque, o DF, com mais de 500 mil estatutários, é uma das unidades da Federação que vive essa realidade.

De acordo com o Banco de Brasília (BRB), mais clientes têm optado por fazer empréstimos consignados junto à instituição, que detém contas de todos os servidores locais. Conforme o banco, em 2017 já foram liberadas 80.176 operações de crédito consignado para servidores e empregados públicos. Sem especificar números, a empresa ainda garantiu que “houve um aumento à procura no último mês.”

Exclusividade

Desde abril deste ano, a Caixa Econômica liberou que outros clientes utilizassem seus FGTS como garantia para conseguir empréstimos consignados junto aos bancos. No entanto, nem mesmo a própria Caixa disponibilizou essa opção para seus clientes, seguindo o caminho de outras instituições. Eles alegam que ainda estudam o melhor jeito de oferecer o serviço, mas especialistas apontam a vontade dos bancos de refrearem os créditos mais baratos.

Com a taxa de desemprego ainda alta – 12,8%, com ressalva de ter caído devido a empregos informais, qualquer opção para reduzir endividamento é bem vinda.

Mais lidas

Transformando o DF: O homem por trás da mu...
Estreia imperdível: Brasília instrumental ...
Detran-DF no Brasília Bike Camp: Educação ...
...