Polícia prende autores das ameaças contra autoridades públicas de todos os poderes

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF) e o Núcleo Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Ncyber/MPDFT) cumpriram mandado de busca de apreensão para apuração de ameaças feitas por e-mail contra diversas autoridades públicas dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

A operação atende a iniciativa do Ministério Público que havia pedido, ontem mesmo, a instauração de inquérito para apuração do crime. Os detidos são Célio Evangelista Ferreira do Nascimento, de 79 anos, e Rodrigo Ferreira, de 40 anos.

As buscas foram realizadas na manhã desta quinta-feira, dia 21, e resultaram na prisão de duas pessoas, em flagrante, pelo crime de utilização indevida de selo ou sinal verdadeiro em prejuízo de outrem ou em proveito próprio ou alheio.

A pena é de dois a seis anos de reclusão, e multa. Informalmente, a dupla presa afirmou receber auxílio para as atividades, como a impressão dos materiais, aluguel do escritório que foi alvo (que naquele endereço tem preço médio de R$ 5 mil), mas não declarou quem os auxiliava. A dupla confessou que o apoio financeiro é oriundo de doações de simpatizantes da organização.

Os policiais identificaram rotatividade no local. No dia anterior à operação, foram verificadas pelo menos cinco pessoas.

O MPDFT e do TJDFT receberam correspondências eletrônicas em que o remetente profere ameaças e incita a prática de crimes contra agentes públicos. A mensagem também cita autoridades federais e ministros dos Tribunais Superiores.

“Percebemos que está havendo um aumento na agressividade das ameaças proferidas pela internet como um todo. Em geral, acreditam na impunidade. Mas a Polícia Civil avisa: a internet não é terra sem lei”, destacou o delegado-chefe da DRCC, Giancarlos Zuliani.

 

Veja o conteúdo dos e-mails encaminhados com as ameaças de extrema direita:

Ameça juízes — Foto: Reprodução

Mais lidas

Despedida: Valdemar Medeiros deixa cargo
Vem aí o Sesc+POP, com IZA, Cynthia Luz e ...
Lira e a crise: Planalto em alerta
...