Praça dos Ipês: 75 novos projetores de LED e um belo caleidoscópico

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Localizada atrás do Senado Federal, em Brasília, a Praça dos Ipês agora está totalmente iluminada por LED. A Companhia Energética de Brasília (CEB) concluiu a instalação de 75 projetores de 36 watts e a reconstituição de 1.107 metros de cabo – em obra que custou R$ 303 mil.

Com esse serviço, a CEB conclui a substituição de luminárias convencionais por LED em toda a Praça dos Três Poderes, que inclui a fachada do Supremo Tribunal Federal, a Estátua de Têmis e a Praça das Palmeiras, atrás da Câmara dos Deputados.

O vigilante do estacionamento privado do anexo I do Senado Federal Jamilton Bernardo, de 43 anos, acompanhou o trabalho da CEB e percebeu a diferença logo na primeira noite do seu plantão. “Para o meu trabalho e dos meus colegas, agora conseguimos ver com clareza quem se aproxima da guarita e quem entra no estacionamento. Com certeza a segurança aumenta aqui nessa área”, explicou Jamilton.

Foto: CEB/Divulgação

Na noite de quarta-feira (06.11), Cadu Schlobach, de 30 anos, aguardava a carona para casa enquanto apreciava a Praça dos Ipês. Ele trabalha no Senado há 2 meses e notou a diferença na iluminação. “Estava agora mesmo pensando que essa iluminação nos ipês daria uma bela foto. Sempre está escuro quando eu saio e gostei muito de como ficou”, contou Cadu.

A nova iluminação por LED também facilitou para quem mora na Asa Norte e vai a pé do centro da capital para casa. É o caso da Joana Ferreira, de 36 anos. Ela trabalha no Ministério da Saúde há cinco anos e aproveita os trajetos para fazer uma caminhada.

Foto: CEB/Divulgação

“Isso é qualidade de vida para mim. Eu morava em São Paulo e ficava 2 horas no trânsito para chegar em casa. Agora eu gasto 20 minutos e ainda cuido da minha saúde. A iluminação é muito importante, me faz sentir mais segura”, disse Joana.

Nos momentos de lazer, Joana costuma levar o filho de seis anos para brincar na Praça dos Três Poderes e assistir as trocas da bandeira nacional. “Estou pensando em começar a trazer meu filho a noite também, a iluminação está muito boa”, reforçou.

Para o presidente da CEB, Edison Garcia, a revitalização na iluminação dos pontos turísticos da capital atende a vários objetivos. “Brasília é uma cidade que se destaca pela sua arquitetura. A luz é um instrumento importante de valorização desses monumentos à noite, incentiva o turismo na área central da cidade e também dá uma sensação de segurança aos brasilienses e aos turistas”, destaca.

No centro de Brasília, a Companhia Energética de Brasília também atuou na iluminação da Praça da Cidadania, na Feira da Torre, na Praça dos Tribunais e na Praça do Buriti.

Com informações da CEB/ Agência Brasília/ Foto: CEB

Mais lidas

Correios: Prejuízo reduzido e investimento...
Tensão em loja de conveniência: Vídeo reve...
Richarlison fala sobre como a depressão qu...
...