Primeira obra do programa Adote uma Praça é entregue no Lago Sul

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Paco Britto anuncia que mudas de ipês serão plantadas em cada praça inaugurada.

Por Lucíola Barbosa

A primeira obra do programa Adote uma Praça – criado pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) –  foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (22), durante solenidade no estacionamento público adjacente ao Hospital Brasília, no Lago Sul. O projeto foi estimado em aproximadamente R$ 2 milhões, incluindo as obras de iluminação pública do local. O espaço contempla 320 vagas.

Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto anunciou várias benfeitorias previstas para a segunda quinzena de novembro. “Por determinação do governador Ibaneis, serão plantadas mil mudas de ipê, árvore-símbolo do nosso governo”, informou, acrescentando que, por ordem judicial, a orla do Lago Sul também deverá ser arborizada com ipês. O projeto ainda está em fase de licitação, envolvendo recursos de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Parcerias

Segundo Paco, de 30 a 40 praças das administrações regionais a serem inauguradas por meio de parcerias público-privadas também ganharão ipês. “Nós precisamos dessa parceria com o empresariado”, lembrou. “O governo faz, mas o empresário tem que ter essa responsabilidade”, completou, referindo-se à manutenção e conservação do logradouro após a conclusão das obras. Outro anúncio foi uma nova iluminação na região.

A parceria com o Hospital Brasília teve como objetivo resolver os problemas de trânsito no local e promover melhorias na acomodação dos veículos dos pacientes, familiares e visitantes do hospital, garantindo mais comodidade a todos. O Hospital Brasília arcará com todas as despesas inerentes à implantação do projeto.

O administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro, lembrou que o pedido tramitava há mais de três anos. “Em 60 dias, [o governador] Ibaneis Rocha colocou o projeto em prática. Gol de placa!”, pontuou.

“Já temos mais de cem mil ipês prontos para serem plantados”, complementou o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros. “Esta entrega me enche de orgulho. Hoje temos aproximadamente 30 propostas de novas parcerias, e nossa expectativa é que vários outros termos de cooperação sejam assinados nos próximos meses.”

Em análise

O programa Adote uma Praça, atualmente, tem 30 termos de cooperação assinados sob análise da Secretaria de Projetos Especiais. “Essa parceria traz melhorias na qualidade de vida, com iluminação, calçadas e arborização, em um espaço que estava subutilizado e que hoje é entregue com orgulho pelo nosso governo”, valorizou Paco Britto.

“Essa parceria traz melhorias na qualidade de vida, com iluminação, calçadas e arborização, em um espaço que estava subutilizado e que hoje é entregue com orgulho pelo nosso governo”Paco Britto, vice-governador

Participaram da solenidade os secretários José Humberto (Governo); Vanessa Mendonça (Turismo); Léo Bijos (Juventude); Severino Cajazeiras (Atendimento à Comunidade); a secretária-executiva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Giselle Moll; o diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia; o diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Félix Pallazo; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese), Paulo Muniz; a diretora-geral do Hospital Brasília, Regina Célia Duarte; diretores e médicos do hospital e policiais militares e civis, entre outros convidados.

Como funciona

O programa Adote uma Praça, regulamentado pelo Decreto nº 39.690/2019, deve ser desenvolvido com a participação espontânea de pessoas físicas ou jurídicas, interessadas em manter e organizar os logradouros públicos locais, bem como urbanizar e embelezar espaços e bens públicos, por meio de projeto próprio ou de iniciativa do Estado.

A parceria com o Hospital Brasília foi firmada em 17 de maio deste ano, por ocasião do lançamento oficial do programa Adote uma Praça. No mesmo dia, foi assinado o Termo de Cooperação para adoção do espaço.

Agência Brasília/Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Mais lidas

Deputado Pepa e Ibaneis firmam ampliação d...
Presidente da câmara aciona PF: Escândalo ...
Manifestação pró-democracia: Bolsonaro con...
...