Projeto de Delmasso garante um salário mínimo para desempregado por causa do coronavírus

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

A medida vai beneficiar cerca de 7.500 pessoas que perderam os empregos

Nesta quinta-feira (2) foi protocolado o projeto de Lei complementar 35/2020, de autoria do vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), que cria o Benefício Emergencial de Preservação da Renda. A medida vai beneficiar cerca de 7.500 pessoas que perderam os empregos por causa da crise causada pelo COVID- 19. O valor do benefício será de um salário mínimo.

A cozinheira, Márcia Aparecida da Silva (25), trabalhava em um restaurante em Águas Claras e ficou desempregada no início da pandemia. “Com essa crise, o restaurante demitiu várias pessoas e estão trabalhando agora só com delivery. É um desespero! As contas estão atrasadas e a gente fica sem saber o que fazer”, contou.

Márcia afirmou que o benefício proposto pelo deputado vai ajudar bastante. “Esse dinheiro será bom para ter calma e tranquilidade. O meu marido também está desempregado. Eu fico muito feliz em saber que têm pessoas como o Delmasso”, disse.

Segundo o distrital, a medida vai beneficiar cerca de 7.500 pessoas que perderam os empregos. “A criação do Plano Emergencial tem como objetivo preservar a renda das famílias que estão passando por dificuldades financeiras, por causa da crise. Essa é uma proposta necessária para auxiliar a população do Distrito Federal ao enfrentamento do coronavírus”, disse.

O Plano Emergencial de Manutenção da Renda tem os objetivos de: preservar a renda das famílias e reduzir o impacto social por causa das consequências do estado de calamidade pública e de emergência da saúde pública. Compete a Secretaria de Trabalho coordenar, executar, monitorar e avaliar a proposta e editar normas complementares necessárias à execução.

O benefício será custeado com recursos do Fundo para Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal (FUNGER). O valor será de prestação mensal a partir da data do início da demissão ou da suspensão temporária do contrato de trabalho. O empregador informará a Secretaria de Trabalho a demissão ou a suspensão temporária no prazo de dez dias, contado da data da realização do acordo.

Mais lidas

Presidente do BRB recebe Medalha do Mérito...
BRB busca parceiro para unidade de cartão
CLDF e Sesc-DF: Parceria saudável para todos
...