Projetos de Delmasso tratam da importância do aleitamento materno e da doação de leite humano

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos), tem dois projetos de Lei que tratam sobre a importância da doação e do aleitamento materno. O projeto de Lei 1.428/2017 que estabelece o “Dia das Doadoras de Leite Materno”, que tem o dia 19 de maio como o escolhido para lembrarmos do quão importante é o aleitamento materno e a doação de lei humano. O projeto de Lei 699/2019 estabelece o Banco de Leite Materno Virtual que terá um cadastramento nas unidades de coleta do Distrito Federal.

A proposta tem o objetivo de promover ações que estimulam a utilização de leite humano pelas crianças menores de dois anos de idade contribuem para reduzir a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil.

Segundo Delmasso, é necessário estimular a doação de leite materno, por isso a importância deste projeto. “Muitas mães infelizmente não conseguem amamentar por diversos fatores, por isso é importante lembrarmos do banco de leite humano”, disse.

O deputado Delmasso também é autor do projeto de Lei 699/2019 que estabelece o Banco de Leite Materno Virtual. A proposta terá o cadastramento prévio e voluntário e acompanhamento de quantidade disponível nos bancos de leite, para que assim, possa aumentar a disponibilidade de leite nas unidades de coleta. As lactantes poderão fazer seu cadastro com a apresentação dos exames clínicos que atestem a boa condição de saúde da doadora. A lista deverá conter os dados pessoais da doadora, com e-mail e telefone.

Doação de leite materno

É feita nas unidades de Banco de Leite do DF. A mãe doadora pode fazer o cadastro no Disque Saúde 160, opção 4, pelo site Amamenta Brasília ou pelo aplicativo disponível em IOS e Play Store.

Coleta de leite materno

A coleta de leite humano pode ser feita em casa e doado às unidades de Banco de Leite do DF. Solicitar e agendar a coleta pelo Disque 160, opção 4. A Secretaria de Saúde tem uma parceria com o Corpo de Bombeiros do DF para recolher o leite nas casas das doadoras.

Mais lidas

Ministro do STF manda soltar três integran...
Libertação imediata de Felipe Martins: Um ...
Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
...