Representantes do Governo do DF e da Fecomércio estudam como reabrir o Teatro Nacional

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Brasília: Teatro Nacional de Brasília. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Objetivo da visita é buscar maneiras de ajudar o GDF a recuperar e reabrir o local

 

Na tarde desta segunda-feira (22), representantes da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) e do Sesc , juntamente com representantes do Governo do Distrito Federal  (GDF), vão fazer uma visita ao Teatro Nacional Cláudio Santoro, fechado há cinco anos.

Objetivo da visita é buscar maneiras de ajudar o GDF a recuperar e reabrir o local. O presidente da Fecomércio, Francisco Maia destaca que a intenção é mobilizar suas instituições e representantes do setor produtivo. “Não é apenas um teatro, é um dos principais monumentos responsáveis por fazer de Brasília um Patrimônio Cultural da Humanidade. Não podemos deixar esse símbolo da cidade no estado em que se encontra”.

Teatro Nacional Cláudio Santoro

O Teatro Nacional Cláudio Santoro está fechado desde 2014, após a recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que ocorreu depois de uma inspeção feita pelo Corpo de Bombeiros do DF que identificou centenas de irregularidades no local que poderiam por em risco a vida dos frequentadores.

Desde então, o teatro está abandonado em constante processo de deterioração. O último orçamento feito para a reforma do local foi de R$ 220 milhões.

O Teatro Nacional Cláudio Santoro foi projetado  em 1958 por Oscar Niemeyer na forma de uma pirâmide asteca. A área externa é revestida por um painel formado de blocos de concreto nas fachadas laterais, criado por Athos Bulcão em 1966. Ele está localizado no centro da Capital Federal, no início da Esplanada dos Ministérios. Em 1987 foi declarado pela Unesco Patrimônio Mundial. (DP)

Mais lidas

Conta BRB: Garanta seu benefício
Reciclotech: Mais alcance, mais impacto
Senac-DF celebra aniversário da capital co...
...