Reservatórios vão subindo e a falta de água aumentando no DF

0
2
Compartilhe

As chuvas no Distrito Federal até esta segunda-feira (27) deste mês de fevereiro superaram a média histórica e foram mais do que o dobro se comparado a 2016. Segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 257 mm em fevereiro deste ano – a média história é de 217 mm. Em 2016, o Inmet registrou 84,2 mm de chuvas no mesmo mês.

Por outro lado, choveu em janeiro deste ano cerca de 100 mm a menos do que a média. Foram 145 mm, enquanto a média história para janeiro é de 247 mm. No mesmo período de 2016, o DF contou com 398 mm de chuvas.

Segundo o Inmet, a tendência é de que as chuvas continuem em março, mas não é possível prever se o mês seguirá os parâmetros de fevereiro e apresentará índices maiores do que as médias históricas. O instituto informou ainda que a expectativa é que, depois de março, as chuvas comecem a diminuir.

orathus (2)

A previsão do tempo para esta segunda (27), de acordo com o Inmet, é de tempo nublado e encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Isso, com temperatura mínima de 18ºC e máxima de 26ºC. Para a terça-feira de carnaval (28), a previsão também é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A partir desta segunda-feira (27), o racionamento de água no Distrito Federal vai atingir também as áreas centrais das cidades atendidas pelo sistema do reservatório de Santa Maria/Torto. Neste domingo, o reservatório de Santa Maria estava com 45,65% da capacidade, segundo a Adasa.

Ao todo, levando em conta as áreas abastecidas pelos dois reservatórios, mais de 15 regiões ficarão sem água nesta segunda, entre elas Lago Norte e parte de Ceilândia (confira o calendário abaixo). O rodízio nas regiões abastecidas por Santa Maria foi definido na quarta (22) pelo GDF.

As novas regiões afetadas pelo racionamento foram incluídas após um decreto que obrigou a Caesb a reduzir drasticamente a retirada de recursos hídricos do reservatório de Santa Maria, que abastece a área. Isso significa que, nas casas, comércios e prédios públicos dessas áreas, o fornecimento só começa a ser retomado a partir das 8h de terça (28) – e vai voltando, gradualmente, até o fim de quinta-feira, primeiro dia do mês de março.

Confira a rotação do racionamento desta semana:

Segunda (27):
Descoberto – Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

Santa Maria – Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (segue a lista dos condomínios: San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul – exceto QL 10 a 28, QI 17 a 29 e os conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 –, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne).

Terça (28):
Descoberto – Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria.

Santa Maria – Asa Norte e Noroeste.

Quarta (1º):
Descoberto – Gama.

Santa Maria – Paranoá, Itapoã, SMILIN (Trecho 13, lotes 01 a 13), Taquari, Condomínio RK e Império dos Nobres, SM 5 Lago Sul (QL 10 a 28, QI 17 a 29 e conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 ), SMDB, Setor Habitacional Dom Bosco, Condomínio Privê Morada Sul.

Quinta (2):
Descoberto – Ceilândia Leste, QNM, QNJ e QNL; Águas Claras, Park Way, Núcleo Bandeirante, C.A. IAPI, Candangolândia, Setor de Postos e Motéis, Metropolitana, Samambaia, Setor de Mansões de Taguatinga, Vila Cauhy e Vargem Bonita.

Santa Maria – Asa Sul, Lago Sul (QL 02 a 08, QI 01 a 15 exceto conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13) e Jardins Mangueira.

Sexta (3):
Descoberto – Guará I e II, Polo de Modas, Colônia Agrícola Bernardo Sayão, setor Lúcio Costa, Super Quadra Brasília, Colônia Agrícola Águas Claras, Taguatinga Sul, Arniqueiras, Areal e Riacho Fundo I.

Santa Maria – Sudoeste, Octogonal, Cruzeiro Novo, Setor de Indústrias Gráficas, Praça Municipal, Setor de Garagens Oficiais, Setor de Administração Municipal, Setor de Divulgação Cultural, Esplanada da Torre, Setor de Recreação Pública Norte, Condomínios do Jardim Botânico (Jardim Botânico III e IV, Quintas do Sol, Quintas Bela Vista, Quintas Interlagos, Morada de Deus, Quatro Estações, Máxximo Gardem, Belvedere Green, Chácaras Itaipú – exceto 80 a 84 –, Quintas Itaipú, Jardim da Serra, Solar da Serra).

Sábado (4):
Descoberto – Taguatinga Norte (incluindo QNL/EQNL 01 a 08, 10 e 12).

Santa Maria – SIA, SCIA, STRC, SIN, SOF Sul, SGCV, SMAS, SPO, Cruzeiro Velho, Park Sul, Cidade Estrutural, SMU e Condomínios do Jardim Botânico (Verde, Chácaras Itaipú 80 a 84, Ouro Vermelho I e II).

Domingo (5):
Descoberto – Ceilândia Oeste, Recanto das Emas e Riacho Fundo II.

Santa Maria – Lago Norte (SHIN e SMILIN, exceto Tr 13 lts 01 a 13), Varjão, Granja do Torto, SAAN, SOF Norte, Regimento de Cavalaria e Guarda-RCG e Condomínios do Jardim Botânico (San Diego, Jardim Botânico I e V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Jardins do Lago, Lago Sul – exceto QL 10 a 28, QI 17 a 29 e os conjuntos 01, 02 e 03 da QI 13 –, Estância, Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul, Ville de Montagne).