Trânsito sobre a plataforma superior da rodoviária será liberado nesta sexta (4)

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Obras de reforço foram concluídas 14 dias antes do prazo estipulado pelo contrato emergencial e afasta risco iminente de desabamento.

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu a recuperação das vigas de sustentação da Rodoviária do Plano Piloto 14 dias antes do prazo estipulado no cronograma de obras do contrato emergencial. Nesta sexta-feira (4), às 8h, as vias e estacionamentos da plataforma superior (sentido norte-sul) serão completamente liberados. A área foi interditada em julho em função de um risco iminente de desabamento da estrutura. Agora, essa possibilidade está afastada.

Escoramento do lado leste começou nesta semana | Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

“A parte que corria risco nas vigas internas da estrutura foram reparadas e reforçadas, e não há mais risco”, avisa o diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Francisco Ramos. Pela manhã, ele e o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, comandarão a liberação.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) começou a instalar sinalização na noite de quarta-feira (2/10). Viaturas e agentes do órgão serão posicionados próximo ao trecho de interdição para dar suporte e orientação aos motoristas que passarem pelo local.

Do lado oposto, sentido sul-norte, apenas uma faixa ficará fechada para dar continuidade às obras do terminal. Ali, o fluxo permanecerá como está, com duas faixas de rolamento livres para os veículos. A previsão é que o reforço e a demolição sejam concluídos na próxima semana.

A conclusão da cobertura das lajes será em novembro, nos termos do contrato de revitalização da Novacap. No pacote de revitalização do espaço público estão a recuperação das partes elétrica, hidráulica e de gás, além da restauração do sistema de combate e prevenção a incêndios.

As empreiteiras trabalham ainda em obras pontuais de recuperação de mármores, granito, forros, esquadrias e no reforço da iluminação. No total, o Governo do Distrito Federal investe mais de R$ 36 milhões nas obras.

Entenda

Após vistorias da Novacap terem detectado dilatação nas fissuras da estrutura que dá sustentação ao piso superior da Rodoviária do Plano Piloto, o governador Ibaneis Rocha determinou imediatamente que o trânsito no local fosse interrompido. Com a medida de segurança, o tráfego de veículos pesados ficou suspenso, enquanto a passagem de carros e motocicletas foi proibida apenas em certos pontos.

Desde julho, quando o GDF iniciou os reparos, foram feitos escoramentos, tratamento das fissuras e demolição da laje oeste, além da colagem da manta de fibra de carbono – moderna, resistente e econômica comparada ao aço. O material aumenta em dez vezes a firmeza da estrutura, que é impactada diretamente pela passagem de veículos na parte superior do terminal.

Mais lidas

Desvendando a regularização: Live com Terr...
Transformando o DF: O homem por trás da mu...
Estreia imperdível: Brasília instrumental ...
...