Vice-governador entrega certificados de cursos profissionalizantes no Recanto das Emas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Oitenta participantes do “Superando Obstáculos, Formando Vencedores” são beneficiadas neste mês

O vice-governador Paco Britto entregou, simbolicamente, certificados de conclusão de cursos às turmas de formação de cursos profissionalizantes gratuitos promovidos pelo Instituto Nacional de Aprendizagem Social neste sábado (22), no Recanto das Emas. São 60 recepcionistas e 20 cuidadores de idosos formados pelo projeto “Superando Obstáculos, Formando Vencedores”. Até o momento, foram entregues 200 diplomas. O próximo encontro deverá acontecer em julho no Riacho Fundo II, quando outras cem pessoas terão o documento em mãos.

A proposta do projeto é oferecer capacitação para pessoas de baixa renda poderem ingressar no mercado de trabalho. Além dos cursos profissionalizantes, os colaboradores dão suporte para os interessados em como proceder, por exemplo, durante uma entrevista, ou ainda, como elaborar currículos. Além disso, segundo o idealizador do projeto, Dargeon Nascimento, ele é itinerante e se instala temporariamente em algumas regiões. A primeira cidade a receber a equipe dos cursos neste ano foi a Estrutural, em março. No mês seguinte, foi a vez de Ceilândia. “As capacitações chegarão a todas as regiões do Distrito Federal”, garantiu.

Na solenidade, Paco Britto ressaltou a importância da capacitação profissional e agradeceu a iniciativa em nome do governador Ibaneis Rocha. “Podem até existir cursos como esses daqui, mas não são melhores e nem feitos com o coração, pois vocês ensinam e têm carinho pelas pessoas”, elogiou.

Também presente no evento, o secretário das Cidades, Gustavo Aires, disse que tem acompanhado de perto o trabalho do instituto. “É importante ter ações como essa onde há parceria visando o mercado de trabalho.” Concordou com ele o administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan, lembrando que o governador Ibaneis pediu para “estar perto da comunidade”. “É um trabalho social muito importante, principalmente em períodos críticos de desempregos. Aqui tem mães que foram alunas”, anunciou.

Primeira mãe crecheira do Recanto das Emas, a professora conhecida como “Tia Isa” – há 23 anos na cidade – foi quem cedeu o espaço da creche Soldadinho de Jesus para a solenidade de entrega dos certificados. “Dei a vida por isso. Aqui estamos formando pensamentos diferentes, pois damos esperança”, frisou. Assim como ela, existem outros professores que ministram os cursos de forma voluntária.

Profissionais

A agora recepcionista Jênifer Ribeiro, 21 anos, residente na cidade, acredita que, com a conclusão do curso, terá um futuro digno. “Atualmente, sou auxiliar de cabeleireiro, mas agora eu vejo um futuro melhor”, disse.

Já a comerciante de Ceilândia, Nivalda Vianda, 42 anos, do curso de cuidador de idosos, encarou essa nova etapa de sua vida como um desafio. ”Ele me proporcionou conhecimento e eu tenho carinho pelos idosos”, garantiu, lembrando que ficou sabendo dessa oportunidade por meio de comunicados da associação local de moradores.

Para fazer os cursos, não é necessário um pré-requisito, mas é importante ser alfabetizado e ter pelo menos o ensino fundamental completo. O curso dura, em média, dois meses.

Minuto de silêncio

No local, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado distrital Juarezão, que morreu após sofrer um grave acidente na BR-080, em Brazlândia, na noite desta sexta-feira (21). O vice-governador Paco Britto, após participar do evento no Recanto das Emas, seguiu, acompanhado de sua esposa, Ana Paula Hoff, para Brazlândia, onde assistiu à missa de corpo presente, no Santuário Arquidiocesano Menino Jesus de Praga. A igreja lotada recebeu parentes e amigos do ex-parlamentar.

Agência Brasília/Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Mais lidas

Agenda cultural da Semana Santa e Páscoa e...
Transforme sua saúde: Bioimpedância acessí...
SES-DF amplia leitos de UTI pediátrica: Pr...
...