Vamos conversar sobre Depressão?

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

depressao

A depressão é um transtorno mental recorrente. Estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno, no mundo. É a principal causa de incapacidade e contribui para a carga global de diversas doenças, sendo que as mulheres são mais afetadas do que os homens.

Os sintomas característicos são : humor triste, sentimento de vazio, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sensação de fadiga aumentada, dificuldade de concentração, pensamento lento, baixa auto-estima, desesperança, angústia, idéias de culpa  ou inutilidade, visões desoladas e pessimistas do futuro, idéias ou atos suicidas, sono perturbado, insônia ou hipersonia; diminuição ou aumento do apetite, emagrecimento ou ganho de peso rápido, choro frequente e sem motivo aparente, ansiedade, irritação, alteração da psicomotricidade (lento x rápido); experimenta dor e sofrimento sem fim, dificuldade para tomar decisões.  Os episódios depressivos podem ser classificados nas modalidades: leve, moderada, grave sem sintomas psicóticos e grave com sintomas psicóticos.

O diagnóstico requer a presença de pelo menos 05 dos sintomas citados, por um período de 02 semanas, sendo que um deles é o humor triste e a diminuição do interesse ou prazer nas atividades.

Dependendo da gravidade e da especificidade de cada caso, é consenso na Psiquiatria que o tratamento envolva: 1. Psicoterapia;  2.Tratamento Farmacológico;  3.Intervenções Psicossociais.

Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda de profissionais da saúde mental, incluindo o Psicólogo.

Esse ano a OMS (Organização Mundial da Saúde)  elegeu a Depressão como tema central do dia  07 de abril,  que é o dia mundial da saúde mental; e muitos Psicólogos estão através da campanha Janeiro Branco e a OMS abraçando a causa, promovendo espaço para prevenção.

Então: Vamos conversar sobre depressão?

roseli

 

Mais lidas

Transforme sua saúde: Bioimpedância acessí...
SES-DF amplia leitos de UTI pediátrica: Pr...
França e União Europeia preocupadas com a ...
...