Mais de cinco milhões de estudantes mergulham no Enem 2019

0
358
Compartilhe

Novatos totalizam 47% do total de inscritos. Nestre domingo, serão  45 questões de ciências humanas, outras 45 de linguagens, códigos e suas tecnologias e fazer uma redação. 

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá neste domingo (3) e 10 de novembro, com mais de cinco milhões de alunos que mergulharão em maratona que vale a pena concorrer. Quase metade dos participantes fará a prova pela primeira vez.

Os novatos no vestibular são 47% do total, e segundo o Inep, responsável pelo exame, o número pode estar relacionado à exigência, de justificar caso haja falta no ano anterior, para conseguir isenção na taxa de inscrição.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, diz que um dos motivos também é a certificação do ensino médio que o exame concede: “Mas principalmente o que a gente acha que tá levando os alunos, realmente mais pessoas a fazer o Enem pela primeira vez, é o Enseja, a nossa certificação do ensino médio. Então no ano ele consegue a sua certificação e depois ele vai buscar na prova do Enem o ingresso na faculdade.”

No primeiro dia, os candidatos terão que responder 45 questões de ciências humanas, outras 45 de linguagens, códigos e suas tecnologias e fazer uma redação. O tempo para a prova é de cinco horas e meia.

Branco Ramos, professor, ressalta a importância de uma estratégia para conseguir boa pontuação: “Você pega as questões fáceis vai começando logo a marcar, de preferência passando para o cartão resposta, já que você tem todo um tempo ali e muitas vezes o aluno acaba deixando isso pra fazer no final“.

Atenção: Para realizar o exame, somente caneta esferográfica preta, e documento original com foto. Os portões abrem 12h e fecham 13h, horário de Brasília.