Mostra Renato Russo leva ao Cine Brasília os filmes preferidos do líder da Legião

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Programação em homenagem ao músico vai até 14 de abril

 

Reza a lenda que se Renato Russo não fosse músico, seria diretor de cinema. O amigo e programador do Cine Brasília, José da Mata, conta que o líder da Legião Urbana era exigente e sugeria os filmes que queria ver na sala de cinema da Cultura Inglesa – época em que ele programava o espaço e Renato dava aulas de inglês. Da Mata agora faz uma homenagem ao artista ao lançar a Mostra Renato Russo, um apanhado de longa metragens que o astro de rock gostava de assistir, em cartaz até 14 de abril na sala da 107 Sul.

A mostra tem o objetivo duplo: homenagear Renato Manfredini Júnior, que nasceu em 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro, viveu parte da infância com a família em Nova York e aos 13 anos se mudou para Brasília, cidade que adotou; e abrir as comemorações para o aniversário de 59 anos da capital, comemorado em 21 de abril.

Serão exibidos 25 filmes que Russo amava, do Quadrophenia, que retrata os sentimentos e angustias que rondam a adolescência, baseado no disco de mesmo nome da banda The Who, do diretor Franc Roddam, ao clássico de Jean-Luc Godard O Desprezo, com Brigitte Bardot em sua fase mais brilhante. Além do cult Estranhos no Paraíso, de Jim Jarmusch, um longa de 1984 que marcou época com sua fotografia em preto e branco, cenas paradas e “fade to blacks”.

O cine Brasília fica na Entrequadra da 106/107 Sul, na Asa Sul, com entrada pelo Eixo W. Ingressos a R$ 12 a inteira e R$ 6 a meia.

*com informações da Secretaria de Cultura

Fichas técnicas e sinopses:

As Duas Faces da Felicidade (Le Bonheur)
De Agnès Varda (drama, 79min, 1965, França, 16 anos)
Elenco: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Marie France Boyer, Olivier Drouot, Sandrine Drouot, Paul Vecchiali
François, um homem casado, jovem carpinteiro, pequeno burguês perfeito, se envolve com outra mulher, mas ele não quer abandonar a esposa. Quer as duas. A impossibilidade de as ter lança uma nuvem sobre a tal felicidade.

Alice nas Cidades (Alice in den Städten)
De Wim Wenders (drama, 110min,1973, Alemanha, 16 anos)
Elenco: Rüdiger Vogler e Yella Rottländer
Phillip é um jornalista alemão em trabalho nos Estados Unidos. Quando compra passagem para voltar para a Alemanha, ele conhece uma mulher e sua filha de nove anos, Alice. Quando a mãe a deixa sob sua responsabilidade, Phillip e Alice embarcam numa jornada por diversas cidades da Europa em busca da avó da menina. Como no filme Paris Texas, uma criança acaba se tornando um guia existencial e assim ajudando o adulto perdido a encontrar sentido na vida.

As Férias do Sr. Hulot (Les vacances de Monsieur Hulot)
De Jacques Tati (comédia, 88min, 1953, França, 12 anos)
Elenco: Jacques Tati, Natalie Pascaud e Valentine Camax
Mr. Hulot (Jacques Tati) decide passar férias num hotel próximo a um balneário francês, mas acidentes e confusões insistem em acontecer onde quer que ele vá. O bem intencionado Hulot acaba com a paz do local e impede o descanso dos demais hóspedes.

As Asas do Desejo (Der Himmel uber Berlin)
De Wim Wenders (drama/fantasia,127min, 1987, Alemanha/França, 16 anos)
Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dummartin e Otto Sander
Na gélida e devastada Berlim do pós-guerra, ainda separada pelo muro, um batalhão de anjos, entre eles os anjos Damiel e Cassiel, vela pelas almas perdidas que sofrem e se desesperam em silêncio. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja abrir mão de sua imortalidade para se tornar um humano e experimentar as dores e alegrias de cada dia.

Betty Blue (37°2 le matin)
De Jean-Jacques Beinex (drama, 116min, 1986, França, 18 anos )
Elenco: Béatrice Dalle, Jean-Hugues Anglade e Gérard Darmon
Zorg, zelador de um conjunto de bangalôs, leva uma vida tranquila no sul da França, utilizando as horas vagas para escrever. Quando Betty, uma bela moça, de temperamento instável e explosivo, entra em sua vida, a tranquilidade desaparece.

Crônica de um Amor Louco (Storie di ordinária follia)
De Marco Ferreri (drama, 108min, 1982, Itália/França, 18 anos)
Elenco: Ben Gazzara, Ornella Muti e Susan Tyrrel
Charles Serking é um poeta anárquico e beberrão atirado no submundo de Los Angeles, entre prostitutas e marginais. Numa de suas maratonas pelos bares, conhece a linda prostituta Cass, com quem inicia um tórrido e trágico romance.

Cria Cuervos (Cría Cuervos)
De Carlos Saura (Drama, 107min, 1976, Espanha, 16 anos)
Elenco: Ana Torret, Geraldine Chaplin, Monica Randall
Ana é uma mulher de tristes lembranças. Duas décadas antes, quando tinha nove anos, ela acreditava ter em suas mãos um misterioso poder sobre a vida e a morte de seus familiares. Assim teria causado a morte inesperada do pai, o militar franquista Anselmo, logo após o doloroso martírio da mãe.

Estranhos no Paraíso (Stranger than Paradise)
De Jim Jarmusch (comédia, 89min, 1984,EUA/Alemanha, 12 anos)
Elenco:John Lurie, Eszter Balint, Cecília Stark
Expatriado húngaro vivendo em Nova York recebe a visita inesperada da prima de 16 anos. Da indiferença inicial nasce uma grande amizade. Eles viajam juntos para Cleveland, e seguem para a ensolarada Miami, onde conseguem ganhar uma fortuna.

Fahrenheit 451 (Fahrenheit 451)
De François Truffaut (ficção científica, 112min, França/Reino Unido, 16 anos)
Elenco: Oskar Werner, Julie Christie e Cyril Cusack
Num futuro hipotético, os livros e toda forma de escrita são proibidos por um regime totalitário, sob o argumento de que fazem as pessoas infelizes e improdutivas.

Gimme Shelter (Gimme Shelter)
De Albert e David Mayskes e Charlotte Zwerin (documentário, 91min, 1970, EUA, 18 anos)
Elenco: The Rolling Stones (Mick Jagger, Charlie Watts e Keith Richards) e Tina Turner
Documentário que acompanha e narra as últimas semanas da banda de rock inglês The Rolling Stones em 1969, culminando com o desastroso Concerto de Altamont. Trezentas mil pessoas compareceram, mas uma delas não pôde ver o concerto até o fim: Meredith Hunther, um jovem negro, acabou assassinado por um membro da Hell’s Angels contratado para fazer a segurança do evento. Gimme Shelter é uma das faixas de destaque do icônico disco Let it Bleed, décimo álbum de estúdio da banda inglesa.

If… (If…)
De Lyndsay Andeson (drama,111min, 1969, Reino Unido, 16 anos)
Elenco: Malcolm McDowell, Christine Noonan, David Wood
O jovem Mick Travis estuda em um colégio que faz parte do tradicional sistema de educação pública da Inglaterra. Totalmente infeliz com sua realidade estudantil, Mick se torna o líder dos Crusaders, um grupo de alunos rebeldes em luta por mudanças.

Juventude (Sommarlek)
De Ingmar Bergman (drama,96min, 1951,Suécia, 16 anos)
Elenco: Maj-Britt Nilsson e Birger Malmsten
Na véspera da estreia do seu novo espetáculo, a bailarina Marie recebe um diário que a faz lembrar do seu primeiro amor da juventude, um fato que marcou para sempre sua vida.

Meteorango Kid: Herói Intergalático
De André Luiz Oliveira (drama, 85min, 1969, Brasil, 16 anos)
Elenco: Antônio Luiz Martins, Sônia Dias e Carlos Bastos
O filme narra, de maneira anárquica e irreverente, as aventuras de Lula, um estudante universitário, no dia do seu aniversário. De forma absolutamente despojada, mostra, sem rodeios, o perfil de um jovem desesperado, representante de uma geração oprimida pela ditadura militar e pela moral retrógrada de uma sociedade passiva e hipócrita.

Monterey Pop (Monterey Pop)
De D.A. Pennebak (documentário, 79min, 1968, EUA, 16 anos)
Elenco: Jefferson Airplane, Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Animals, Otis Reding e Ravi Shankar
Registro do Festival Pop de Monterey, de 1967, reunindo uma centena de artistas e um público estimado em 200 mil essoas. Toda a renda foi doada para instituições de caridade. Monterey é o momento em que nomes como Janis Joplin, The Who e Jimi Hendrix viraram ícones da música, com performances que eternizaram suas carreiras, antes do festival de Woodstock.

Mystery Train (Trem Mistério)
De Jim Jarmusch (drama, 110min, 1989, EUA, 16 anos)
Elenco: Masatoshi Nagase, Youki Kudoh e Nicoletta Braschi
O espírito de Elvis Presley, a cultura pop americana, uma série de desventuras e um encontro inesperado acabam entrelaçando três histórias distintas cujos protagonistas possuem apenas uma coisa em comum: todos são hóspedes de um hotel decadente situado na cidade de Memphis, Tennessee. Último título da trilogia de Jarmusch iniciada em 1983 com
Stranger than Paradise e Down by Law.

No Limiar da Vida (Nära livet)
De Ingmar Bergman (drama, 84min, 1958, Suécia, 16 anos)
Elenco: Eva Dahlbeck, Ingrid Thulin e Bibi Andersson
Em um quarto de maternidade de Estocolmo estão instaladas três jovens: Cecília, Stina e Hjordis. Aos poucos vamos conhecendo os dramas pessoais de cada uma dessas mulheres. Algumas delas estão recebendo tratamento por conta de abortos espontâneos, outras por abortos induzidos, e outras desejam genuinamente ter a criança. Na convivência diária elas ajudam uma à outra a elucidar suas próprias questões em torno da maternidade.

O Desprezo (Le Mépris)
De Jean-Luc Godard (drama, 103min, 1963, França, 16 anos)
Elenco: Brigitte Bardot, Michel Picolli e Jack Palance
Na Itália, uma equipe grava sob direção de Fritz Lang um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille é casada com Paul, um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando.

O Porteiro da Noite (Il portiere di notte)
De Liliana Cavani (drama, 118min, 1974, Itália, 18 anos)
Elenco: Dick Bogarde e Charlotte Rampling
Treze anos após a Segunda Guerra Mundial, Lucia, uma sobrevivente de um campo de concentração e seu torturador, o oficial nazista Maximilian, atualmente um porteiro noturno de um hotel em Viena, encontram-se novamente e revivem o seu relacionamento.

Quadrophenia (Quadrophenia)
De Franc Roddam (ação, 120min, Reino Unido, 1979, 16 anos)
Elenco: Phil Daniels, Leslie Ash, Phil Davis e Sting
O filme de ação é baseado no álbum homônimo da banda de rock The Who. Na Londres de 1964, Jimmy Cooper é um membro de uma gangue mod – jovens bem vestidos que dirigem vespas. Os mods estão sempre brigando com os rockers, que vestem jaquetas de couro e dirigem motocicletas. Desiludido com seus pais e seu emprego, Jimmy só encontra uma válvula de escape para sua angústia adolescente quando está com seus amigos mods Dave, Chalky e Spider. Um feriado de três dias é a desculpa para a rivalidade entre as duas gangues se enfrentarem, enquanto ambas descem para a cidade litorânea de Brighton para o confronto definitivo.

Sem Destino (Easy Rider)
De Dennis Hopper (drama/aventura, 95min, 1969, EUA, 16 anos)
Elenco: Phil Spector, Dennis Hopper e Jack Nicholson
Wyatt e Billy são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos em todo o planeta.

Sid e Nancy (Sid and Nancy)
De Alex Cox (drama, 112min, 1986, Reino Unido, 16 anos)
Elenco: Gary Oldman, Chloe Webb, David Hayman e Courtney Love
Uma trágica história de amor e devoção total. O lendário Sid Vicious, integrante da banda Sex Pistols, tem sua participação
menosprezada pela banda, mas leva uma vida mais agitada e fascinante do que todos os integrantes juntos. Sua vida já tumultuada e autodestrutiva foi potencializada com a chegada de Nancy. Viciados em heroína e vivendo juntos como uma droga do outro, Sid e Nancy são os ícones perfeitos da geração punk da década de 1970. Uma alucinante viagem aos becos e porões do movimento musical.

Terra de Ninguém (Badlands)
De Terrence Malick
drama policial, 94min, 1973, EUA, 16 anos
elenco: Martin Sheen, Sissy Spacek e Warren Oates
Fort Dupree, Dakota do Sul, 1959. Kit Carruthers é um jovem peão psicologicamente desequilibrado, que mata o pai de Holly Sargis, sua namorada de 15 anos, que não aprovava o relacionamento deles. Kit e Holly fogem juntos para Montana, enquanto Carruthers faz mais vítimas, o que leva a polícia a ir em seu encalço.

Woodstock (Woodstock)
De Michael Wadleigh (documentário, 225min, 1970, EUA, 16 anos)
Elenco: Janis Joplin, Jimi Hendrix, Joe Cocker, Joan Baez, Richie Havens, Santana e mais de trinta bandas e artistas
Três dias de paz e música, assim foi anunciado em agosto de 1969. O festival, também autodefinido exposição aquariana, é uma das grandes referências da cultura moderna por excelência de uma geração, o Woodstock, ocorrido numa fazendo no estado de Nov York. Ao ar livre, realizando-se como um marco da contracultura, o festival revelou ao mundo os maiores nomes do rock, do pop, da psicodelia e do amor livre.

Zabriskie Point (Zabriskie Point)
De Michelangelo Antonioni (drama,110 min, 1970, EUA, 16 anos)
Elenco: Daria Halprin, Mark Frechette e Rod Taylor
A pulsante contracultura norte-americana da década de 60 a partir do relacionamento de Daria e Marke, que se conhecem no deserto do Vale da Morte, Califórnia. Ela é uma estudante de antropologia, ele abandonou a sala de aula e é procurado pela polícia suspeito de ter assassinado um policial em um protesto estudantil. O filme é acentuado pela música de grupos
como Pink Floyd e Grateful Dead.

Fitzcarraldo (Fitzcarraldo)
De Werner Herzog (aventura/drama, 157min, 1982, Alemanha/Peru, 14 anos)
Elenco: Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgoy e Miguel Ángel Fuentes
Brian Sweeney Fitzgerald (“Fitzcarraldo”, na pronúncia dos nativos), fã do tenor italiano Enrico Caruso, sonha em construir uma casa de ópera na remota cidade de Iquitos, no alto Amazonas. Fitzgerald já havia investido numa Estrada de Ferro, a Transandina, e falhara. Tentava conseguir os recursos com um novo empreendimento, uma fábrica de gelo. Graças a esses negócios improváveis, ele foi chamado de “Conquistador do Inútil”. Finalmente, consegue dinheiro de sua amante, dona do bordel da cidade, e compra um grande barco fluvial, tentando encontrar uma nova rota para transportar a borracha, de terras que conseguiu a autorização governamental para explorar. Com o navio, Fitzgerald se dirige ao local onde quer explorar a borracha. Alucinado, transpõe morros e matas com o barco, à custa de vidas humanas e muito sofrimento.

 

Foto: GDF

Mais lidas

“Não há divergência que não possa ser supe...
Inaugurada tenda de acolhimento para pacie...
Mais de 40% dos contribuintes entregaram d...
...