Teatro dos Ventos oferece programação gratuita em julho

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Aulas experimentais, palestras e show movimentam Águas Claras e região até o inicio de agosto

 

 Único espaço cultural e escola de artes cênicas, localizado no coração de Águas Claras, em funcionamento desde 2018, o Teatro dos Ventos reúne formação artística em diversas áreas. É uma companhia de teatro, escola de teatro, dança e circo, e espaço cultural.

            Em julho, acontecem aulas gratuitas nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho, quinta, sexta, sábado e domingo. Para cada oficina estão disponíveis 15 vagas, alunos a partir de 06 anos, podem participar. Podem ser feitas inscrições em diferentes atividades.

            Com duração de 1h, as aulas aproximam o público das diferentes linguagens disponíveis no espaço. As inscrições são realizadas através do formulário eletrônico: http://bit.ly/aulateatrodosventos e outras informações através do telefone (061) 99917-1440, falar com a Luciana.

Programação:

 

18 de julho – Quinta-feira

Aulas de teatro musical

15h adolescentes

16h infantil

20h adultos

***

19 de julho – Sexta-feira

Aulas de circo

15h adolescentes

16h infantil

20h adultos

***

20 de julho – Sábado

Aulas de dança

14h dança infantil

15h dança adolescente

16h dança adulto

***

21 de julho – Domingo

 Aulas de teatro

14h adultos

15h adolescentes

16h infantil

Palestra gratuita – Arte e Educação: Contribuições da arte para o desenvolvimento infantil

            Na sexta-feira, 26 de julho, ás 20h, a arte educadora, atriz e dramaturga Luciana Loureiro, fala sobre as contribuições da arte para o desenvolvimento humano. Graduada em Teatro, pela Universidade de Brasília (Unb), é autora dos textos A Incrível jornada de Isabela, Lúcio, A Menina sabida e Personas, pelo qual foi premiada no Concurso Nacional Dramaturgia da FUNARTE em 2014. Desenvolve sua pesquisa sobre Arte e Educação e os processos de aprendizagem a partir do Teatro e suas metodologias. Atuou como arte educadora por mais de 10 anos em grandes redes escolares do Distrito Federal e também coordena o Núcleo de Teatro Infantil do Teatro dos Ventos – Confraria Artística.

Show da cantora Lairce Dias, com entrada gratuita

            No sábado, 27 de julho, a partir das 20h, o público confere um repertório variado, que passeia por hits de Anitta, Beyoncé, Cazuza, Marina Lima e Rihanna. A brasiliense radicada no Rio de Janeiro desde 2010, faz duo com o seu pai, o músico Simão Santos.

Palestra gratuita – O Teatro e o desenvolvimento pessoal: Os benefícios da prática continuada de Teatro, suas contribuições e demandas

 

            No dia 02 de agosto, encerrando a programação especial de férias do espaço, ás 20h, o ator e dramaturgo Fernando Martins, fala sobre a importância e os benefícios da prática continuada do Teatro, com suas contribuições e demandas. Mestre em Teatro pela Universidade de Brasília (Unb), premiado como ator e diretor, incluindo o prêmio Myrian Muniz de Teatro em 2014, já atuou ao lado de diretores renomados como Antônio Abujanra, do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), o uruguaio Hugo Rodas, os argentinos Oscar Edelstein e Silvia Davini. É o fundador do grupo Teatro dos Ventos | Confraria Artística, onde atua como ator, dramaturgo e diretor desde 2007.

Mais sobre o Teatro dos Ventos

            O Espaço Cultural oferece ainda palestras, cineclubes, encontros e rodas de conversa com enfoque em temáticas variadas, voltadas para o universo artístico e humanista. Abriga, ainda, um teatro e espaço multiuso, disponível para locação e atividades como palestras, lançamentos de livros, treinamentos e formações múltiplas com capacidade para 50 pessoas.

            É, também, a casa da companhia teatral O Teatro dos Ventos – Confraria Artística, dividida em dois núcleos: o infantil capitaneado pela arte educadora e dramaturga Luciana Loureiro, licenciada em Teatro pela UnB; e o de teatro adulto dirigido por Fernando Martins mestre em Teatro pela UnB, que também atua como ator e dramaturgo.

           Atualmente contando com 90 alunos, o espaço ganha novas instalações para as aulas a partir de 22 deste mês, podendo, dessa forma, atender melhor quem frequenta o lugar. O público cativo é, em sua maioria, moradores de Águas Claras, Taguatinga e Guará. As mensalidades são a partir de R$ 198,00.

            “Em um ano de atividades, percebemos a importância de fomentar e fortalecer a produção e formação cultural da cidade e, também, das cidades ao redor, que nos frequentam. A produção artística e cultural é efervescente e em constante crescimento. Como companhia teatral, precisamos de uma sede para criar e ensaiar, com isso também podemos formar novos artistas para a cidade através das aulas e palestras que oferecemos. Nosso desafio é conciliar a arte, a educação e o empreendedorismo, e isso é uma necessidade atual”, contam Luciana e Fernando.

Espetáculos e Prêmios da Companhia 

            O grupo já foi premiado nas seguintes montagens: CLARO! em Brasília, 2009, em Curitiba 2011. Também com ENSAIOS SOBRE A SOLIDÃO. Em 2011, com a montagem de A LIÇÃO, recebeu destaque entre as sete melhores do ano na relação do Prêmio Teatro Candango. Em 2012, apresentou trabalhos diversos da série [ANTI]ROMÂNTICO, com diferentes narrativas sobre o amor.

            Destaque, ainda, para o espetáculo UMA DESPEDIDA FIEL, com repercussão positiva de crítica e de público, para as vídeo performances de DORMENTES, ESCOMBROS e NÓS. Em 2014, o grupo estreou em novembro no CCBB Brasília, o espetáculo VE[NE]NUS, com enfoque na deusa Vênus. E em 2015, teve lugar a circulação da montagem de UMA DESPEDIA FIEL, vencedor do prêmio Myrian Muniz de Teatro de 2014, e por PERSONAS recebeu o Prêmio Nacional de Dramaturgia da FUNARTE em 2014.

Serviço: Teatro dos Ventos oferece programação gratuita em julho

Local: Teatro dos Ventos – Edifício Duo Mall, térreo, rua 19 norte – Águas Claras

Outras informações e inscrições para as aulas: (061) 99917-1440

Mais lidas

Ibaneis Rocha anuncia candidatura ao senad...
Desdobramentos: Caso do tio levado a banco
Ataque do dono do X (Twitter) ao STF: Cens...
...