Bolsonaro participa pela primeira vez de reunião de cúpula do Mercosul

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Brasil assumirá pelos próximos seis meses a presidência rotativa do bloco econômico

 

O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta quarta (17) para participar pela primeira vez de uma reunião de cúpula do Mercosul. A 54ª Cúpula de Chefes de Estado acontece em Santa Fé, na Argentina.

Este também é o primeiro encontro entre os líderes dos países que formam o Mercosul após o acordo com a União Europeia, anunciado no último mês durante o G20, em Osaka, no Japão. O acordo está em fase de análise técnica e jurídica e precisará ser aprovado pelo parlamento de todos os países envolvidos para que entre em vigor.

Na reunião, o Brasil assumirá, pelos próximos seis meses, a presidência rotativa do bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela também era membro do grupo, mas foi suspensa há dois anos por descumprimento de acordos e tratados de adesão ao bloco.

Na presidência, o Brasil tentará reduzir as Tarifas Externas Comuns (TECs), aplicadas na comercialização de produtos entre os membros do bloco. O objetivo das TECs era, inicialmente, proteger as indústrias dos países que fazem parte do Mercosul. No entanto, as tarifas acabam prejudicando acordos comerciais com outros países.

Mais lidas

CLDF e Sesc: Parceria gastronômica
Polícia desmantela golpe de clonagem de si...
Deputados criticam atuação de Pacheco
...