Reforma passa; restam apenas os destaques agora

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O condutor da votação da reforma, Rodrigo Maia, não conteve as lágrimas

 

O plenário da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (10), em primeiro turno, o texto-base da reforma da Previdência. Desde a manhã para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), os parlamentares favoráveis às mudanças encaminharam a medida pelo placar de 379 a 131. Eram necessários pelo menos 308 dos 513 votos.

A partir de agora, a discussão entra na fase de destaques de bancadas, onde modificações ao texto apresentadas pelos partidos serão avaliadas pelos deputados. Até o final desta tarde, 19 sugestões de alteração haviam sido indicadas; o número, no entanto, pode mudar, já que há a possibilidade de retirar destaques a qualquer momento.

Serão debatidos, inclusive, alguns pontos que não possuem consenso, como a mudança nas idades mínimas para policiais e professores e a inclusão de estados e municípios.

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro apresentou dois  assunto tdestaques para amenizar para os militares em apoio da bancada da bala na Casa e de parte do governo. Com relação aos professores e aos estados e municípios, no entanto, ainda não há acordo entre os líderes.

Mais cedo, o plenário rejeitou a admissão dos destaques simples, apresentados individualmente pelos parlamentares, por 345 votos a 22. A votação fatiada do texto-base e a retirada de pauta da medida também já haviam sido derrubadas pelos deputados, ambas com placares amplamente favoráveis ao governo.

A reforma ainda será submetida a uma segunda votação na Câmara. Depois, passará por mais duas votações no Senado

Mais lidas

Deputado propõe banco gratuito de medicame...
Mostra coreográfica encanta público no Ses...
Lu Alckmin Lança "ABC dos Coelhinhos": Um ...
...