Administradora do Riacho Fundo I faz balanço do trabalho de combate à dengue e das ações produzidas na cidade

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O  Tudo OK Notícias em parceria com o programa Voz do Povo do DF, levado ao ar na Rádio Comunidade, representado por Lélio Soares, entrevistou a administradora do Riacho Fundo I, Ana Lúcia Melo, nesta sexta-feira (21) no gabinete da Administração Regional. Um encontro que será mensal, em forma de entrevista para deixar a população bem informada sobre os serviços prestados em parceria com a população e os demais órgãos do Governo do Distrito Federal -, produzidos pela gestora ambiental e administradora da importante região. 

Primeiramente, Ana Lúcia foi questionada sobre quais as providências relativas ao combate ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue e o atendimento à população com sintomas que procuram a AR.

Ana Lúcia afirmou que o Governo do Distrito Federal declarou guerra contra a dengue e ao mosquito transmissor. Ela informou que, no momento, a administração não dispõe de tendas.

Os casos identificados de dengue são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhados para o Guará. Lá, sim, estão instaladas as tendas de hidratação e para os primeiros cuidados de atendimento com os pacientes. Como as tendas estão ao lado do hospital, em caso de maior gravidade há o atendimento dentro dele.

Ana Lúcia contou que participou de uma reunião com o vice-governador Paco Britto, no início da semana, e foi determinado que os administradores tomassem atitudes drásticas contra o mosquito. Tais como a limpeza dos tetos das paradas de ônibus, o recolhimento das carcaças de carros abandonados na cidade, levantamento de todos os terrenos baldios, bem como os terrenos particulares que estão trancados e que possuem entulho. Segundo Ana Lúcia, o trabalho é realizado e todas as determinações do GDF são atendidas. Todas as empresas públicas estão engajadas em fazer esse trabalho para erradicar o Aedes da cidade.

Lixo

Um dos principais gargalos que há no Riacho Fundo I é o descarte do lixo em horários e locais incorretos, segundo a administradora. Há um trabalho de conscientização do povo de que não adiante o governo disponibilizar meios, colocar dinheiro, pessoal para fazer a coleta do lixo se a própria população não obedece as regras.
O horário em que caminhão do lixo faz a coleta é à noite. Portanto o lixo deve ser colocado dez ou quinze minutos antes da passagem do caminhão. Cada rua tem um dia determinado. No entanto, os moradores ao sair para ir trabalhar de manhã, é quando eles deixam o lixo, qua passará o dia inteiro na rua só será recolhido à noite.

Segundo Ana Lúcia, a população precisa entender que o governo tem a obrigação de recolher e fazer o direcionamento correto do descarte ideal do lixo, mas a população tem a responsabilidade de obedecer as normas, os horários. “Para que a gente possa cumprir o nosso papel. Não é a administração regional que joga o lixo na hora incorreta, é o próprio morador”, disse.

“Apelo à população”

Ana Lúcia aproveitou a entrevista para fazer um apelo à população que colabore com a administração, porque sem a união não haverá o combate mais eficiente contra o mosquito. “Ajude-nos, porque sozinhos não conseguiremos, mas se a população der as mãos a gente consegue, sim, vencer esse mosquito e deixar essa cidade mais bonita e mais limpa. Só depende da gente”, frisou.

Ana Lúcia informou costuma dizer que se o cidadão quiser saber o estrago que a dengue faz na família é só perguntar para quem já sofreu com os efeitos da doença. Além disso, a dengue mata.

Apesar de o Aedes ser um inseto de pequeno porte, pode causar uma devastação muito grande para uma família, inclusive a perda de um ente querido. Ela reforçou que é preciso ter conscientização de que é dever de todos combater o mosquito. “A gente tem que matar o mosquito antes que ele acabe com a gente”, ressaltou.

A administradora informou que estão disponíveis canais abertos com a população para que possa ser informado endereços onde há focos de do Aedes, mas as propriedades estão fechadas. Há o telefone 162 da Ouvidoria, o número da própria administração que é 3399-9400. A administração, ao ser acionada, vai buscar o lixo, ou o móvel, por exemplo, antes que ele seja jogado na área verde.

Também são realizadas reuniões com os vários setores, como os professores. Ana Lúcia informou que há parceria coma Regional de Ensino com incursões nas escolas. Será realizada reuniões convocando os blogueiros, jornalistas da região, que são de suma importância que participem ajudando no processo de conscientização dos cidadãos.

Ações

No dia 15 deste mês, foi realizada ação conjunta com 120 profissionais envolvidos do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, DF Legal, demais secretarias do GDF, além da administração, sob a determinação do governador Ibaneis Rocha. “O morador precisa fiscalizar de fato a sua casa e do vizinho também”, lembrou a administradora.

A gestão da administração regional, segundo Ana Lúcia pontuou, desde o início do trabalho dela como gestora, é compartilhada. Isso porque ninguém faz nada sozinho. Os órgãos do GDF envolvidos estão muito conectados.

No entanto, ela reforçou que nada adiantará se a população não puxar a responsabilidade, não entender que dentro da minha casa eu sou responsável e preciso fazer a fiscalização diária. “Pessoal, ajude a gente. O governo está aí, trabalhando. Todos os órgãos estão envolvidos e dispostos a, realmente, acabar com o mosquito da dengue, mas a precisamos de vocês”, enfatizou a administradora.

Aniversário do Riacho Fundo I

A cidade alcança os 30 anos de existência e vai haver comemoração. No momento, de acordo com Ana Lúcia, a administração está em contato com a Secretaria de Cultura. Com Brasília fazendo 60 anos e Riacho Fundo I completando 30 anos a meta é fazer uma festa bonita, mas não só festa.

“O governador Ibaneis diz o seguinte: ‘por que eu vou fazer festa se a gente tem tanta coisa para investir como creche, educação, segurança, obras prioritárias dentro da cidade?’. De fato o que a gente quer trazer bem feitorias, de presente de aniversário para a cidade são essas obras que a população tanto almeja”, ressaltou a administradora.

Ela elencou como atividades para a comemoração um bolo simbólico, desfiles cívicos das escolas públicas e particulares. Além de ações sociais para a população e uma atração musical, “que eu não posso falar qual, ainda”. A data não pode ser divulgada agora por conta da logística, e problema de emenda para poder fazer o aniversário. A data oficial é dia 13 de março, mas deverá ser mais para frente. “E, principalmente, é uma festa que faremos gastando muito pouco r ouvindo a população porque ela tem que fazer parte das comemorações de 30 anos da cidade.

Trânsito

Tudo OK Notícias questionou a administradora com relação às boas novas que viabilizarão trânsito na região, quanto às obras de infraestruturas anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha.

Ana Lúcia se manifestou estar muito feliz pelo viaduto do Riacho Fundo I, que será construído e integra conjunto de cinco anunciados pelo governador Ibaneis Rocha. Inclusive, a administrador informa que foi uma das prioridades levadas ao governador no início da gestão, após o pedido dele que fossem levantadas as prioridades junto à comunidade.

“Esse era um dos pedidos e o governador prontamente atendeu. O projeto já está na Novacap e eu acredito que agora é só a parte burocrática mesmo de licitar e vamos aguardar que em breve ele mesmo dará grandes notícias e aguardamos com grande alegria o anúncio.

Nélio observou que a atitude do GDF desde o início do mandato tem  sido diferente dos anteriores, poque não só o governo como um todo, mas os administradores estão mais próximos da população, não se atendo a permanecer somente nos gabinetes. É o caso de Ana Lúcia. Ele ressaltou que bastante positivo estar sentado com a administradora com o interesse mútuo de melhorar a cidade. Inclusive para falar não só dos problemas, mas as soluções buscadas pela administradora.

Administradora Ana Lúcia, Lélio Soares e Josiel Ferreira

Questionada sobre o que vem por aí para a cidade e sobre os problemas, Ana Lúcia entende que é importante que a população entenda que quem está na administração é parceiro e vai atrás das soluções, buscar resolver o problema no menor tempo possível para a sociedade. No caso de uma resposta negativa, buscar os meios de tentar resolver.

Quanto às realizações que, inclusive, já estão em andamento há a troca de lampadas por LED, que foi iniciada no ano passado. A meta para esse ano é trocar 70% da iluminação pública de toda a cidade.

Como gestora ambiental que sou essa parte da economia me chama muito atenção. Precisamos economizar porque é o nosso dinheiro. Ela citou que não há iluminação no parque ecológico o que amedronta as pessoas que querem frequentar o parque.

“Esse é um projeto que estamos junto com Ibram, terminando o projeto de manejo do parque para iniciarmos a troca de iluminação lá. ” Também é uma reivindicação antida da população. Além disso, trata-se de determinação do governador Ibaneis Rocha e será realizada como um todo na cidade. “E nós vamos cumprir”, pontuou Ana Lúcia.

Plantio de mudas

Entre outras benfeitorias, foram plantadas 1.500 mudas de árvores na cidade. Ela explica, como ambientalista que não é só pegar qualquer árvore e plantar em qualquer lugar. Há todo um planejamento ao lado de engenheiros da Novacap em parceria com a população. Mas é preciso tomar cuidado com a plantação de árvores com raízes muito profundas, que podem causar danos à rede de água, por exemplo, ocasionando sérios problemas aos moradores.

Ana Lúcia convidou a população para levar à administração projetos de plantios porque há um equipe preparada para atender as demandas, que pode fazer estudo do local se o tipo de árvore é adequado e é preciso plantar, mas com responsabilidade.

Em relação às creches, que é uma demanda histórica até de mães que trabalham e não tem condições de deixar os filhos com babas e recorrem às creches públicas. Ana Lúcia afirmou que assim que chegaram as demandas nesse sentido, foi encaminhada para a Secretaria de Educação e à Regional de Ensino. Num primeiro momento foram tomadas algumas atitudes.

Voz do Povo do DF e Tudo OK Notícias – entrevista Ana Lúcia

“Hoje, entendemos que o problema é mais grave e não é só no Riacho Fundo é em Brasília inteira. Hoje nós temos dois terrenos que foram doados pela administração à Secretaria de Educação, os projetos estão em andamento, uma aqui próxima ao Terminal e outra na QN 9”, destaca Ana Lúcia, acrescentando que conta com as emendas de deputados para buscar mais recursos, assim que os projetos estiverem prontos para resolver um problema inerente a muitas mães trabalhadoras.

Segundo ela, os parlamentares têm colaborado participando efetivamente das ações no Riacho Fundo I. Pouco antes de encerrar a entrevista, Ana Lúcia disse que há muito mais a se aprofundar no tema creches e deverá ser retomado na próxima entrevista, que deverá ser mensal para a realização do balanço referente ao que se produziu no âmbito da administração.

Administradora Ana Lúcia durante entrevista

A administradora enfatizou que o governador Ibaneis Rocha é muito sensível a questão das creches em todas as cidades satélites. “E eu acredito e vocês podem acreditar que ele é o homem que veio, realmente, para fazer a diferença e está revolucionando o Distrito Federal.”

Principais conquistas da Administração Regional do Riacho Fundo I

– Operação tapa-buraco utilizou 246,73 toneladas de materiais na cidade. O ano de 2019 terminou praticamente sem buracos na cidade. Porém, com as fortes chuvas de janeiro, problemas pontuais voltaram a aparecer, mas a administração, com o apoio dos diversos órgãos do GDF, está em ação;

– Remoção de entulhos e inservíveis totalizou 4.288 toneladas retiradas das ruas.
– Ao longo de 2019, 797 bocas de lobo foram desobstruídas;
– Em 2019, a Cobertura da Quadra Poliesportiva da QN foi outra realização no Riacho Fundo I.

Projetos para 2020

– Construção de um Centro Infantil;
– Construção de uma biblioteca – AC 03 Lote 05;
– Reforma de todas as calçadas do Riacho Fundo I.

Mais lidas

64ª edição dos jogos escolares do DF: Comp...
Empoderamento e reflexão: Abertura da Sema...
Mulheres do Paranoá celebram beleza e igua...
...