Anvisa prevê vacina para Covid-19 no início de 2021

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Um dos principais órgãos à frente das decisões no combate da Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu como foco principal de sua atuação “dar respostas seguras, no menor tempo possível, para vacinas”.

O diretor-presidente da agência, Antonio Barra, afirmou que ainda não recebeu nenhum documento a respeito da imunização russa, aprovada para uso naquele país e em tratativas para testagem no Paraná e na Bahia.

Barra evita dar um prazo para a disponibilização de qualquer vacina para a população brasileira, mas estima que a imunização deve estar pronta para ser aplicada nos primeiros meses de 2021. Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista.

Nesse momento da pandemia, qual o principal desafio da Anvisa em relação ao combate à doença?

O foco é a questão vacinal. Temos tentado e conseguido não descuidar do restante. Já conversei para que sejam iniciadas as tratativas para elaborarmos um grupo interno, mas com grande chance de ser expandido, de preparação de adequação para situações como essa que vivenciamos agora.

O carro-chefe hoje é vacina, precisamos dar respostas seguras, no menor tempo possível. E, em paralelo, temos que ter toda a previsão da Covid-19 sedimentada e criar esse grupo para que estejamos mais bem preparados para situações como essa no futuro.

Anvisa acompanha estudos clínicos de diversas vacinas. De acordo com esse acompanhamento, quando teremos essa vacina?

Não gosto de previsões porque gera expectativa na população. A humanidade nunca passou pelo que está passando agora. “Ah, mas teve gripe espanhola, peste bubônica, a peste negra na idade média”. Não há comparação na abrangência, na velocidade de transmissão. Um pensamento pessoal meu de tudo que tenho visto colocaria minha expectativa para os primeiros meses de 2021. A OMS tem dito mais para frente um pouco.

Não há um consenso. Pelo que eu tenho acompanhado dos protocolos que estão em desenvolvimento no Brasil e pelas informações que recebo das pessoas, vamos ter uma expectativa em relação aos primeiros meses de 2021. Agora, qual mês? Seria leviano tecer algum comentário, porque estaria gerando uma expectativa que pode não se concretizar.

Mais lidas

64ª edição dos jogos escolares do DF: Comp...
Empoderamento e reflexão: Abertura da Sema...
Mulheres do Paranoá celebram beleza e igua...
...