AO VIVO: Senado inicia votação da reforma da Previdência em 2º turno

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

 

Texto da Emenda precisa de 49 votos para ser aprovado; foram 56 votos no 1º turno.

 

Depois de duas horas de sessão, o plenário do Senado abriu a votação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma a Previdência. Às 16h14, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), colocou o item em pauta. Até agora, foram apresentados quatro destaques.

https://youtu.be/kWkVh4bCqp0

O texto da reforma da Previdência precisa de 49 votos para ser aprovado, equivalente a três quintos dos senadores mais um. No primeiro turno a proposta do governo Bolsonaro obteve 56 votos favoráveis. No segundo turno somente podem ser votadas emendas de redação, que esclarecem pontos do texto, ou supressivas, que retiram pontos do texto. Em seguida, a reforma poderá ser promulgada e entrar em vigor.

A promulgação da reforma da Previdência depende de convocação de sessão conjunta do Congresso Nacional. Originalmente, a promulgação poderia ocorrer a qualquer momento após a aprovação em segundo turno pelo Senado. No entanto, Alcolumbre deve esperar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), retornar de viagem ao Reino Unido e à Irlanda, e o presidente Jair Bolsonaro regressar de viagem à Ásia para promulgar a PEC.

Rito

Primeiramente, haverá discussões e recomendações dos líderes dos partidos. Em seguida, haverá a votação do texto-base. Por fim, serão votados os destaques de trechos do texto.

Mais cedo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a PEC em segundo turno com três emendas de redação. Há ainda uma quarta emenda, apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), rejeitada por Tasso, mas que pode ser destacada logo mais na votação no Plenário.

Mais lidas

Flamengo e BRB impulsionam parceria
Arthur Lira: O catalisador da mudança
Ministro do STF manda soltar três integran...
...